A Pátria descalçou as chuteiras

Banalizaram a Seleção Brasileira. Os títulos escassearam. Houve uma quebra de encanto. Mas por uns tempos só, penso

Hoje, as comemorações da Independência do Brasil. Bateu saudade dos bons tempos de Liceu do Ceará, colégio pelo qual desfilei em dias assim. Sentimento cívico mantido intocável. O Brasil verde e amarelo não pertence a partidos políticos nem a políticos. São cores inspiradas na Bandeira do Brasil. Assim, na época das Copas do Mundo, os brasileiros ornamentam avenidas, ruas, praças e vielas com bandeirolas nas cores verde e amarelo. Oficialmente, os símbolos da Pátria são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão Nacional e o Selo Nacional. Mas há uma representatividade não oficial, que o notável escritor Nelson Rodrigues batizou como sendo “A Pátria de Chuteiras”, ou seja, a importância do futebol na projeção nacional. E assim, como consequência, a Seleção Canarinho elevada a símbolo popular da Pátria. Há alguns anos, o país parava quando a Canarinho entrava em campo até mesmo em amistosos. As empresas suspendiam as atividades na hora das transmissões. Hoje, já não é assim. Banalizaram a Seleção Brasileira. Os títulos escassearam. Houve uma quebra de encanto. A Pátria descalçou as chuteiras, mas por uns tempos só, penso. 

Harmonia

No Brasil, lamentavelmente, há mortes por divergências futebolísticas. Não raro há confrontos entre torcidas. São condenáveis e inaceitáveis atos de violência, máxime os que terminam em mortes. Não deveria ser assim. Repudio a violência em todos os graus. Pugno pela harmonia entre as torcidas. Pugno também pela moderação na política. O ódio não edifica: mata. 

Paz

Hoje, haverá manifestações políticas. Isso é natural que aconteça, principalmente pela temperatura elevada que os debates e também as provocações alcançaram de certa época para cá. Não gostaria, porém, de ver o Dia da Pátria marcado por confrontos, badernas e depredações. Sou da paz. Abomino a desordem. 

Símbolo

Quero acreditar que, por motivos óbvios, a Pátria tenha por uns tempos descalçado as chuteiras, mas a Seleção Brasileira de futebol continuará sendo um símbolo popular de nosso país. Basta mais um título mundial para que haja a renovação dos sentimentos de amor à Canarinho nascidos na Copa de 1958.  

Sentimento permanente

A rigor, os sentimentos com relação à Seleção Brasileira, creio, estão apenas adormecidos. Quando o esporte brasileiro alcança vitórias memoráveis, logo os vencedores se envolvem com a Bandeira do Brasil ou a exibem com orgulho. Assim no auge de Ayrton Senna. Assim, recentemente na Olimpíada com Rebeca Andrade, ouro na ginástica, e também com outros medalhistas de ouro do Brasil.