Saiba o que é languishing e como fugir dele

Há caminhos para livrar-se desse sentimento vinculado ao esgotamento e à depressão

Languishing é a palavra americana que encontraram para diagnosticar o sentimento incompreendido entre esgotamento e depressão. Algo que ninguém sabe explicar muito bem o que sente, é tipo um “tanto faz como tanto fez” e vai DEFINHANDO, pronto!

Definhar é o verbo do momento. Cresceu na alma das pessoas como um dos efeitos da pandemia. As pessoas não conseguem encontrar uma definição para esse sentimento de apatia, de falta de ânimo, de incertezas, depois que o inimigo invisível, real e letal causou rupturas de ordem econômica e pessoal gerando um monte de transtornos mentais

A confusão de sentimentos precisava ter nome e foi Adam Grant, psicólogo e autor americano, quem explicou e deu nome de LANGUISHING para essa lástima que faz as pessoas definharem sem alegria e sem objetivo, numa fase de abandono da vida, após uma experiência surreal experimentada nos últimos 18 meses.

Essa doença contemporânea que leva a falta de ânimo, fez com que muita gente estagnasse, definhasse mesmo. 

De fato, a vida é contraditória. É uma “estranha dependência complicada de existência”. O contrário do definhamento é o bem-estar. Então, entender que somos feitos de ciclos e que precisamos respeitar o nosso momento, ficar quietinhos, é entender que precisamos amadurecer para florescer. Nada dura para sempre. 

Em momentos que exigem de nós uma parada, deve-se respeitar e entender que a natureza de qualquer ser vivo é assim. Quem passa por essas fases difíceis com resiliência descobre algo muito maior e que traz o verdadeiro empoderamento: saber de si.

Agora, se não é fácil para você livrar-se dessa apatia, vou te sugerir alguns caminhos e quem sabe, se você aceitar meu convite, possa dar certo? 

- Tenha um objetivo, nem que seja o mínimo, mas faça todos os dias um pouco. Algo que você possa dedicar-se por inteiro;
- Cultive o encantamento por algo. Permita-se apreciar o belo. Ouvir uma boa música, dançar, tomar e sentir um bom banho etc;
- Tenha autocompaixão e não se cobre tanto. Se der, deu. Se não der, não deu e tudo bem.

Driblando isso, você consegue resgatar sua vida e reconectar-se. 
Aproveite que estamos em setembro e inclua outras cores, além do amarelo. Floresça!

Dominguemos, Amém!