A Vaquejada de Itapebussu, uma das festas mais tradicionais da região Nordeste, será marcada pela nostalgia e tradição em 2024. O evento irá acontecer de 18 a 22 de setembro, no Parque Novilha de Prata, em Maranguape (CE). Em entrevista à coluna, o organizador do evento — o empresário Daniel Sidrim — revelou o retorno do Camarote Forró no Sítio.
A expectativa do evento é reunir cerca de 300 mil pessoas durante todo o período da programação. "O Camarote Forró no Sítio foi uma mega sucesso. Ficou marcado pela gravação de um DVD do Aviões e a participação da banda Calypso. Ninguém imaginava que iria ter um público daquela magnitude", lembrou Sidrim.
Nascida nas caatingas do Nordeste, nos tempos do cangaço, a Vaquejada de Itapebussu foi criada em 1945 a partir das tradicionais “Festas de Apartação”. A história da festividade remonta a um tempo marcado pelo término da 2ª Grande Guerra Mundial e pelo fim do cangaço no Nordeste brasileiro
Na nova edição, a parceria com a produtora Vybbe — empresa do cantor Xand Avião — irá inserir nomes nacionais da música. O casting da produtora soma artistas como Xand Avião, Nattan, Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, Zé Cantor, entre outros vocalistas.
“Estamos preparando uma edição para ficar marcada não apenas na história da Vaquejada de Itapebussu, mas também na memória das pessoas. E esse encontro de gerações, nós também queremos levar ao palco. Estamos montando uma grade de artistas que vai agradar a todos os públicos.”, afirmou Celso Luís, um dos sócios da Vybbe.
A Vaquejada de Itapebussu acontece em conjunto com a cavalgada do vaqueiro encourado, a missa do vaqueiro e a festa do padroeiro São Miguel Arcanjo. As programações cultural e artística devem ser divulgadas nos próximos meses.
Evento leva arte e música nas escolas
Simultaneamente à programação festiva, a organização da Vaquejada de Itapebussu atua com uma frente social. Escolas do município estão sendo atendidas com ações de educação em artes e música.
"Temos diferentes oficinas. Muitas crianças não têm acesso a um lápis de cor. A gente chega com esse material, além de inserir profissionais qualificados. Além de escolas em Itapebussu estamos querendo expandir nossa atuação na cidade de Maranguape", detalhou Sidrim.