O Dia do Consumidor segue cravando a sua importância no calendário do comércio cearense e brasileiro. No Estado, os números mostram que a data foi frutífera para as lojas online e que os consumidores aproveitaram bem o período de descontos.
De acordo com a plataforma Nuvemshop, o e-commerce cearense faturou R$ 4,2 milhões com a Semana do Consumidor de 2024, crescimento de 35% em relação ao faturamento alcançado em igual período de 2023, de R$ 3,1 milhões. A data é celebrada no dia 15 de março, mas as lojas iniciaram a temporada promocional ainda na segunda-feira, dia 11.
O levantamento da plataforma revela ainda que foram vendidos 114,5 mil produtos, 29% a mais do que o volume registrado no ano passado. O destaque ficou por conta de moda (R$ 3,1 milhões); acessórios (R$ 67 mil) e arte (R$ 60 mil).
A diretora de Pequenas e Médias Empresas da Nuvemshop, Daniela Spinardi, pontua que os consumidores já estão a par da data como símbolo de oportunidade para ir às compras e aguardam períodos como esse para adquirir produtos.
Comportamento do consumidor
“É extremamente importante para os varejistas aproveitarem essas datas para atrair os clientes através de suas campanhas promocionais, convertendo ainda mais vendas. A análise do comportamento do consumidor é outro ponto que vale a atenção dos empreendedores, pois com isso é possível realizar as melhores estratégias em sua loja online e aproveitar a oportunidade da data para fidelizar clientes também”, complementa Daniela.
No Brasil, as PMEs online faturaram R$ 88 milhões na Semana do Consumidor, crescimento de 44% na comparação com o ano de 2023. A análise da Nuvemshop considerou as vendas de 11 a 17 de março de 2023 e de 2024 da base de lojistas cearenses da Nuvemshop.