O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, devem vir a Fortaleza em março. Ambos estão como palestrantes no Congresso Nacional do Ministério Público que deverá reunir personalidades do mundo jurídico local e nacional no Ceará.
O evento será organizado pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e atrair membro das diversas instituições que congregam promotores e procuradores de todo o País.
A reunião volta a acontecer no Ceará depois de 24 anos, segundo o presidente da entidade, promotor Herbet Gonçalves Santos, que trabalha na organização do encontro.
Fux e Aras têm sido personagens de destaque no cenário nacional por conta da relevância que as duas instituições comandadas por eles ganharam nos últimos anos.
Tanto a Procuradoria-Geral da República como o Supremo têm sido bastante demandados, principalmente, para a tomada de decisões em relação a embates políticos no País.
Em 2022, devido ao ano eleitoral, a busca dos agentes políticos pelas instituições deverá crescer, por conta da previsão de fortes embates na arena eleitoral.
No evento nacional do Ministério Público, os dois e uma série de outros especialistas como o Vice-Presidente nas Américas da Interpol, Valdecy Urquiza, tratarão dos desafios das instituições no cenário pós-pandemia.
A reunião acontecerá entre 23 e 26 do próximo mês.