Petistas querem Lula de volta ao Ceará para fortalecer o nome de Evandro Leitão em Fortaleza

Comitiva cearense esteve em Brasília nesta semana para reunião com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann

Passado o momento de disputa interna para a definição da pré-candidatura petista em Fortaleza, o objetivo dos aliados do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana agora é aproximar a imagem de Evandro Leitão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os petistas querem que Lula venha ao Ceará nos próximos meses.

Uma comitiva do partido, incluindo o próprio Leitão, esteve em Brasília nesta semana para um encontro com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Além do ministro, do governador e do líder do governo na Câmara, José Guimarães, estava também no grupo o presidente municipal do PT, Guilherme Sampaio. 

Guilherme foi líder do governo da ex-prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal na década passada e foi um dos pré-candidatos preteridos no processo de escolha de Evandro Leitão. Diante do clima ainda hostil após o embate com o grupo de Luizianne, a estratégia é mostrar que o PT está pacificado e tem as bênçãos do comando nacional.

Visita de Lula

A ideia dos petistas cearenses é conseguir uma vaga na agenda do presidente Lula para um evento do governo federal em Fortaleza ainda antes da campanha eleitoral. Os atos administrativos têm restrição de demonstrações eleitorais, mas respalda os nomes locais em relação ao comando nacional. 

A estratégia nacional petista é avançar no maior número possível de prefeituras no momento em que a legenda voltou ao poder em Brasília. A estratégia será ainda mais forte nas grandes cidades. Fortaleza, por exemplo, é a maior cidade do Nordeste brasileiro.

A disputa pelo comando da Capital, entretanto, promete ser acirrada com, pelo menos, quatro candidatos competitivos.