Na reta final das definições antes das convenções partidárias, o PDT, que terá o prefeito José Sarto como candidato à reeleição em Fortaleza, ainda atua nos bastidores para a formalização da chapa que dará apoio à postulação do prefeito e até a confirmação da indicação do concorrente a vice-prefeito.
Presidente municipal da Legenda, o ex-prefeito Roberto Cláudio diz que as articulações ainda estão em andamento, mas adianta que os partidos cujos apoios já estão consolidados, casos de PSDB/Cidadania, PRD e Avante, por exemplo, deverão realizar convenções separadas para prestigiar os candidatos a vereador.
A data da convenção majoritária ainda está em avaliação e, segundo ele, há articulações em andamento, mas as lideranças da chapa devem participar do momento de lançamento dos candidatos a vereador.
Internamente, as forças políticas aliadas ao prefeito apostam alto no poder dos candidatos a vereador de levarem a mensagem da candidatura majoritária às comunidades e segmentos da sociedade da Capital.
A avaliação é de que o PDT, por exemplo, mantenha a maior bancada de vereadores na Câmara após a eleição deste ano. Após somar a perspectiva das outras legendas, aliados de Sarto acreditam que podem eleger até mais da metade das 43 cadeiras da Casa em outubro.