O conjunto de mudanças promovidas pelo governador Elmano de Freitas no secretariado atendeu a apenas um pedido político, caso da secretária de Cultura, Luisa Cela. As demais tocas foram parte da estratégia para tentar dar novo ritmo à gestão.
Luiza está sendo cotada para disputar as eleições deste ano em Fortaleza, por isso ela deixou o cargo.
Além desse caso, Elmano convocou um velho conhecido das gestões petistas de Luiziane Lins: Alexandre Cialdini. Ele assume a pasta do Planejamento, um espaço estratégico do governo.
Na secretaria de Infraestrutura, uma mudança de comando político. Sai Antônio Nei, indicado do Republicanos de Chiquinho Feitosa, e assume Hélio Winston, irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Evandro, por sinal, é pré-candidato a prefeito de Fortaleza e terá um irmão à frente de uma das principais pastas do Estado.
Outra mudança considerável ocorreu na Superintendência de Obras Públicas. Deixa o cargo Quintino Vieira, homem da confiança das gestões Cid Gomes e Camilo Santana. Assume o cargo José Valdeci Rebouças, que estava na Etice e foi chamado pelo governador para o órgão responsável pelas obras, portanto muito perto do núcleo operacional.
Confira a lista completa das substituições:
- Secretaria do Planejamento e Gestão: sai Sandra Machado e assume Alexandre Cialdini;
- Secretaria da Infraestrutura: sai Antônio Nei e assume Hélio Winston
- Secretaria da Cultura: sai Luisa Cela e assume Gecíola Fonseca Torres, atual secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna;
- Zona de Processamento de Exportação (ZPE): sai Hélio Winston e assume Fábio Feijó;
- Superintendência de Obras Públicas (SOP): sai Quintino Vieira e assume José Valdeci Rebouças;
- Empresa de Tecnologia da Informação (Etice): sai José Valdeci Rebouças e assume Francisco Barbosa;
- CearaPAR: sai Carlos Eduardo S. Marino e assume Carolina Monteiro;
- CearaPREV: sai José Juarez e assume Adriano Pinheiro.