Longe dos holofotes, ex-vereadores tentam retornar à Câmara de Fortaleza em 2024

Acrisio Sena, ex-presidente da Câmara, é um dos nomes na lista de pré-candidatos ao Legislativo

Ao tempo em que os vereadores se movimentam em busca de melhores condições para disputar a reeleição, com a abertura da janela partidária, um grupo seleto de ex-parlamentares, que no passado já teve influência no Legislativo Municipal, se prepara para tentar voltar à Câmara Municipal de Fortaleza.

A lista que circula nos bastidores é bem diversa e tem nomes que já exerceram funções estratégicas como a Presidência da Casa, liderança de governo e até cargos como o de deputado estadual.

A presença dessas lideranças pode fortalecer a lista de candidatos dos partidos e elevar a concorrência interna, mas, em outros casos, é desafio para antigas lideranças que tentam voltar ao cenário dos cargos eletivos na Capital.

O grupo começa com o ex-deputado estadual Acrísio Sena. Filiado ao PT, Acrísio foi vereador e presidente da Câmara Municipal. Após passagem pelo Legislativo Estadual, ele tentará, neste ano, retornar ao cargo de vereador de Fortaleza.

Outro ex-presidente que deve tentar retornar à Câmara Municipal é Walter Cavalcante. Ele presidiu a Casa entre 2013 e 2014 pelo MDB, período depois do qual acabou se tornando deputado estadual. 

Com trabalhos em liderança do governo Roberto Cláudio na Câmara, os ex-vereadores Ésio Feitosa e Dr. Porto também estão citados como pré-candidatos a vereador em 2024.

Outro nome que deverá ir às urnas para voltar a ter mandato eletivo é o do ex-vereador e ex-deputado estadual Mário Hélio. Conhecido representante do bairro Cidade 2000, ele já está filiado ao PT e deverá disputar uma das 43 vagas de vereador em outubro.

A lista é longa e tem também nomes conhecidos como Paulo Facó, Alípio Rodrigues, Leda Moreira, Mairton Félix, Eron Moreira, Tomás Holanda, Evaldo Lima e Zier Férrer.