Lentidão na divulgação dos eleitos gera comemoração antecipada e aglomerações no Interior

Enquanto o TSE ainda tabulava os dados nos sistemas digitais, as contagens manuais anunciavam resultados com antecedência em várias cidades

A lentidão na divulgação dos resultados da votação pela Justiça Eleitoral está fazendo o Ceará viver uma situação inusitada. Assim como nos tempos do voto de papel, os candidatos e eleitores no Interior já comemoravam vitórias ou lamentavam derrotas enquanto os meios de comunicação e a própria Justiça ainda contabilizavam os dados nos sistemas digitais. A somatória analógica foi mais rápida e efetiva.

Agora, antes do fim da contagem dos votos, já é possível dizer que a Eleição 2020 está sendo de muitos problemas na apuração, o destaque negativo do pleito deste ano.

Isso acontece porque após o fechamento das urnas, cada seção eleitoral emite um boletim com a quantidade de votos que cada candidato teve e entrega esse relatório aos fiscais dos partidos.

Após uma contabilização manual, chega-se ao resultado nos municípios bem antes da divulgação oficial dos dos dados pela Justiça Eleitoral.

Em municípios cearenses como Quixadá, Iguatu, Coreaú, Camocim, Itapipoca e diversos outros, a festa da vitória já estava nas ruas, enquanto os números oficiais patinavam, gerando até algumas incertezas políticas.

A Justiça Eleitoral precisará se debruçar sobre o problema para saber o que deu errado para corrigir para o segundo turno.