Os servidores públicos estaduais do Estado terão reajuste salarial de 5,62% neste ano, decidiu, nesta quarta-feira (20), o governador Elmano de Freitas. O percentual fica 1 ponto percentual acima da inflação, que foi de 4,62% no ano passado. Portanto, os 133 mil servidores do Estado entre ativos, aposentados e pensionistas, terão ganho real. O aumento, entretanto, começa a ser pago na folha salarial de julho.
O percentual foi definido pelo governador Elmano após reunião com representantes da categoria. A proposta inicial, apresentada pela Secretaria de Planejamento do Estado, havia sido de reposição apenas do percentual da inflação.
"Esse reajuste, com ganho real, vai repercutir em mais de R$ 384 milhões na folha do Estado deste ano. Isso mostra o esforço que o Governo do Ceará tem feito pela valorização do funcionalismo público estadual. Mas valorizar os servidores não é gasto, é investimento", citou o governador do Ceará.
Benefícios
Durante o diálogo com a categoria, o governador anunciou ainda outros benefícios aos servidores. Os projetos de Lei, de acordo o Governo do Estado, serão enviados ainda nesta quarta-feira à Assembleia Legislativa do Ceará.
- Reajuste das diárias de viagem dos servidores em 50% (decreto);
- Envio do Projeto de Lei da reestruturação da remuneração dos profissionais de nível superior do Magistério;
- Envio do projeto de lei referente ao Plano de Cargos e Carreiras dos técnicos administrativos da Secretaria da Educação;
- Projeto de Lei que cria a Diária de Reforço ao Serviço Operacional (antigo Irso) dos PMs e Bombeiros Militares, sem a dedução do Imposto de Renda;
- Envio da lei do piso dos agentes comunitários de saúde;