O governador Elmano de Freitas está tentando pisar no acelerador ao entrar no quinto mês de seu governo. Nos bastidores, as lamentações de aliados por conta da demora em indicações e lentidão na liberação de recursos, aos poucos vão diminuindo à medida em que o chefe do Executivo recebe os deputados estaduais.
Desde o dia 20 de abril, apurou esta coluna, 26 parlamentares já se reuniram individualmente com o governador para liberar pleitos dos parlamentares e de prefeitos aliados. A maioria deles diz respeito à liberação de recursos para obras que vêm ainda dos governos anteriores.
As listas de pendências são levadas ao governador de todo jeito, até mesmo em folhas de papel escritas à mão. À rigor, não tem saído tudo que é pedido, mas uma fatia suficiente para acalmar as cobranças iniciais para resolução dos impasses.
Além de acalentar os deputados estaduais da base, que têm prestado um apoio quase religioso a Elmano no Legislativo, o governador tenta mostrar diálogo ao receber também o pleito dos opositores.
Do outro lado da linha, o alívio vem também para os prefeitos. Pressionados por quedas nas receitas e elevação de despesas obrigatórias como o aumento do piso salarial dos professores e a implementação do piso da enfermagem, os gestores estaduais arrancam os cabelos para ter o que mostrar ao fim do ano que antecede a eleição 2024.
A liberação dos recursos, inclusive, apurou esta coluna, já começaram a ser liberados.
A determinação do governador, segundo o líder do governo na Casa, deputado Romeu Aldigueri (PDT) é receber todos os parlamentares. “Elmano é um governador do diálogo. Está ouvindo a todos independentemente de serem base ou oposição”.
A tendência é que ainda em maio esteja concluída a primeira rodada de conversa com os parlamentares.
Deputados já recebidos
PT
- Fernando Santana
- Larissa Gaspar
- De Assis Diniz
- Julio César
- Nizo Costa
- Messias
- Juliana Lucena
PDT
- Romeu Aldigueri
- Jeova Mota
- Osmar Baquit
- Lia Gomes
- Guilherme Landim
- Antônio Granja
- Oriel Nunes
MDB
- Danniel Oliveira
- Davi do Raimundão
- Agenor Neto
PP
- João Jaime
- Zezinho Albuquerque
- Leonardo Pinheiro
- Almir Bié
PCdoB
- Alysson Aguiar
Cidadania
- Luana Ribeiro
PMN
- Luciníldo Frota
Avante
- Stuart Castro
Psol
- Renato Roseno