O deputado federal cearense Idilvan Alencar (PDT) está colocando em prática, na pré-campanha eleitoral às prefeituras e câmaras municipais do Ceará, uma estratégia que é criar o que chama de “bancada do livro”. O parlamentar está estimulando e apoiando lideranças da área educacional de vários municípios - e pessoas identificadas com a causa da educação pública - a se candidatarem.
Ex-secretário de educação do Estado e ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan quer firmar parcerias e estimular outros especialistas no assunto a entrarem na disputa por cargos públicos.
A expressão “bancada do livro” é uma analogia - e mais do que isso, uma tentativa de se contrapor - a grupos de parlamentares consolidados no Congresso Nacional como os membros de forças de Segurança, a conhecida “bancada da bala” e outros grupos de interesse.
No fim do mês passado, o parlamentar promoveu, em Fortaleza, um evento preparatório de campanhas eleitorais que reuniu cerca de 200 pessoas de 48 municípios cearenses, entre pré-candidatos a prefeito e vereador, além de especialistas e políticos com mandato como o senador Cid Gomes (PSB).
Nos bastidores, o parlamentar aposta em 14 candidatos a prefeito e 50 candidatos a vereador no próximo pleito.
Educação pública
O Estado do Ceará tem se notabilizado no Brasil pelos bons resultados na educação pública que envolve desempenho adequado dos alunos nas principais disciplinas do currículo, escolas com premiação nacional e avanço do ensino em tempo integral.
Apesar de ser vitrine e ter levado o ex-governador Camilo Santana ao Ministério da Educação, a área ainda carece de mais representantes no Poder Executivo e nas casas legislativas.