Evangelho de hoje, sexta-feira, 13/05 (Jo 14,1-6)

Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. "

Legenda: A fé em Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai.
Foto: Divulgação

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.' Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' 
Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.  

Reflexão - procuramos o Caminho nos caminhos do mundo

No caminho para Jerusalém Jesus procurava mostrar aos Seus discípulos que eles teriam de enfrentar muitas dificuldades quando Ele fosse embora, e, ao mesmo tempo, os animava a não se perturbarem e a confiar no Pai e Nele. Assim, humildemente, lhes pedia compreensão para os fatos que iriam ocorrer, quando lhes falava: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.”  Jesus procurava imprimir confiança e esperança no coração dos Seus discípulos assegurando-lhes que iria preparar um lugar para cada um.  Os discípulos, porém, tinham muitas dúvidas e não entendiam muito bem, o que Jesus os queria mostrar, apesar de tudo o que já lhes fora revelado. Assim acontece também conosco, apesar de conhecer toda a história, de ter acesso à Palavra que nos esclarece o mal-entendido, de termos tido uma experiência com Jesus ressuscitado, às vezes, ficamos confusos (as) e nos perguntamos: como podemos conhecer o Caminho para Deus? Para onde estamos indo? O que virá depois?  Desconhecemos as lições de Jesus e ficamos procurando o Caminho nos caminhos do mundo. Assim como falou aos discípulos Jesus hoje nos fala também: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”!  Sabemos que Jesus já veio até nós e que opera milagres na nossa vida. Que Ele realiza as obras do Pai e nos revela a Sua Face nos momentos de oração, de adoração, quando meditamos com a Sua Palavra. No entanto, nos falta apossarmo-nos da Fé. A fé em Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai. Somente dessa maneira é que chegaremos à morada que nos foi preparada. Ninguém chegará ao Pai por si mesmo, Jesus é a Estrada pela qual nós caminhamos até a morada de Deus. Jesus é a Verdade que nos tira da ignorância e da mentira do mundo. Jesus é a Vida nova que o Pai veio nos dar.  - Por que buscamos outros caminhos? - Por que acreditamos nos contos que o mundo nos prega? - Por que não assumimos a vida nova de Cristo para valer? – O que está nos faltando: fé, disposição, coragem, humildade, oração, conhecimento da Palavra?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO