Evangelho de hoje, 3ª feira, dia 24/10/23 (Lc 12, 35-38)

Jesus disse aos seus discípulos: "Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar."

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!  

Reflexão – Olhos voltados para o alto à espera do Senhor que virá!

O Evangelho de Lucas se refere ao senhor a quem os seus empregados esperam e que volta para casa depois de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta. Estamos aqui na terra, nessa mesma prontidão, à espera do Senhor que virá. A nossa postura, enquanto aqui permanecemos deve ser a de ter os nossos olhos voltados para o alto, conscientes de que a qualquer momento há de vir, o nosso Senhor Jesus Cristo e precisamos estar acordados para Lhe abrir a porta. “Rins cingidos e lâmpadas acesas” significam o estado de alerta e de prontidão em que todo o cristão deve permanecer.  A festa de casamento são as Bodas do Cordeiro que se realiza no céu e para a qual todos nós somos convidados. Precisamos cultivar a certeza de que um dia Jesus virá e nos levará definitivamente para participar desse Banquete. Para que possamos exercitar esta postura é indispensável que estejamos espiritualmente ligados a Jesus que vem ao nosso encontro a todo momento quando paramos para fazer a nossa oração e somos orientados pelo Espírito Santo. Jesus sempre está chegando à nossa vida, quando nos assentamos à mesa para receber a Eucaristia e refletimos na Sua Palavra que é alimento para a nossa alma. Jesus também está presente quando compartilhamos amizade, quando somos fiéis no serviço e no amor ao próximo e nos mantemos com os rins cingidos conservando as nossas lâmpadas acesas. Seremos felizes, se nos mantivermos acordados a fim de receber a cada instante as graças que nos são destinadas. Abrir a porta é dar espaço no nosso coração para que Cristo reine e realize em nós uma obra nova. A qualquer hora da nossa vida e em qualquer idade que tenhamos, Jesus poderá bater à nossa porta e nos convidar para cear com Ele no Banquete da vida eterna. Felizes nós seremos se Ele nos encontrar preparados e na expectativa. – Você tem mantido os rins cingidos e as lâmpadas acesas? – Como está a sua vida: em estado de alerta, ou relaxado seguindo as ondas do mundo? - Você tem comunhão com Deus pelos sacramentos e a oração? - Você se sente feliz por isso? - Você tem medo de ser chamado por Jesus?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO

Veja também