Evangelho de hoje 16/03 (Mt 20, 17-28)

Jesus disse: "Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo."

Legenda: Estamos também subindo com Jesus para Jerusalém neste tempo de Quaresma para depois vivenciarmos a Sua Páscoa
Foto: Divulgação

Naquele tempo: Enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.' A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: 'O que tu queres?' Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.' Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?' Eles responderam: 'Podemos.' Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou.' Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos.' 

Reflexão - Neste tempo de Quaresma estamos também subindo com Jesus para Jerusalém

Veja também

Jesus caminhava com Seus discípulos e sabia que em Jerusalém Ele teria que cumprir a Sua Missão de Salvador dos homens. Assim como que numa despedida Ele lhes recomendava muitas coisas e procurava “abrir” os seus olhos para que “entendessem” o que iria acontecer. No entanto, por mais que Jesus lhes recomendasse e lhes preparasse para assumir a missão, assim como Ele mesmo o fazia, eles não O compreendiam e pelo contrário, pleiteavam um lugar de honra no reino dos céus. Estamos também subindo com Jesus para Jerusalém neste tempo de Quaresma para depois vivenciarmos a Sua Páscoa. Não podemos nos enganar como os apóstolos que pensavam somente na glória que viria e assim queriam tomar assento ao lado do rei da glória. Se, verdadeiramente somos Seus discípulos, nós também precisamos viver o mesmo que Ele viveu assumindo a Salvação que nos foi oferecida dando passos de conversão e aprendendo com Ele o nosso ofício.  Com Jesus nós aprendemos a exercer com determinação a missão que o Pai nos destinou quando nos colocou aqui na terra.  Precisamos, então, dar os mesmos passos que Jesus deu, perseguindo como Ele, a vontade do Pai que está no céu. A vontade do Pai é ressuscitar-nos como Ele ressuscitou Jesus e é já nesta vida terrena que nós damos os passos para essa conquista. Jesus nos ensina e adverte que, também nós, deveremos passar por dificuldades, provações e perseguições, mas, no terceiro dia, isto é, no tempo certo, nós ressuscitaremos com Ele. E completa: “quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor”; “quem quiser ser o primeiro seja vosso servo!”    Os apóstolos, assim como nós, tinham a mentalidade do mundo e se deixavam levar pelos apelos do prazer, do possuir do poder, no entanto, Jesus pacientemente, continuava a ensiná-los. É assim que Ele também faz conosco! Aos olhos do mundo ser grande é ser o primeiro, ter poder, fama e glória. No seguimento de Jesus ser grande é saber servir, é ser útil, é viver com sentido até no sofrimento aproveitando as lições que a vida nos dá.   – De acordo com os conselhos de Jesus você se considera, grande ou pequeno (a)? - Qual é a dificuldade que você encontra em acolher essa maneira de ser grande?  – Você tem aprendido e praticado o que Jesus o tem ensinado? - Você deseja possuir a glória de Deus? – Você aceita participar da Cruz de Jesus?   

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO