Reparem!: A região Nordeste já é responsável por 90% da produção de energia eólica do país. Com tamanho potencial, o uso dessa fonte de energia na região torna-se um grande atrativo para o setor industrial.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 35% das lideranças industriais da região têm muito interesse ou algum interesse em investir e adotar em energia eólica como fonte para seu processo produtivo.
Como comparação, o percentual de indústrias interessadas em eólica no Nordeste é bem superior ao das indústrias das demais regiões do país.
A segunda região mais interessada é a Sudeste, com 15%. O percentual de interesse alcança apenas 4% das lideranças industriais da região Sul e das regiões Norte/Centro-Oeste.
No total da amostra, o percentual de muito e algum interesse fica em 13%.
A divulgação da pesquisa ocorre a uma semana do início do mais importante evento sobre o tema, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28). A CNI e indústrias brasileiras estarão presentes em Dubai para mostrar avanços do setor.
Os dados foram levantados pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, com base em uma pesquisa telefônica com 1.004 executivos do setor industrial conduzida entre os dias e 3 e 20 de novembro.