Evangelho de hoje, sexta-feira, dia 15/12/2023 (Mt 11, 18-19)

Uma reflexão sobre as comparações de Jesus.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 'Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!' Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.'  

Reflexão – A Sabedoria de Deus se revela e se espalha na terra por meio das nossas obras!

Esta palavra é para nós, hoje! Uma geração vai e a outra vem e nós continuamos assim, confusos e insatisfeitos! Somos estas crianças que vivemos esperando por algo que nos complete e preencha o nosso coração. Somos eternos insatisfeitos, pois confundimos o nosso querer humano com o que Deus quer para nós e deixamos de lado o que o Espírito Santo nos revela.  Não sabemos o que queremos e cobramos dos outros, coisas que nem nós conseguimos realizar. Não queremos passar por provações, por testes, por sofrimentos e nem tampouco aproveitamos o tempo da bonança, o tempo da graça de Deus para glorifica-Lo. No entanto, precisamos tomar consciência de que somente a sabedoria de Deus poderá nos ajudar a mudar de postura. Quando estamos plenos do Espírito Santo e conseguimos enxergar as coisas com os olhos de Deus nós também podemos dar ao mundo um testemunho coerente com o pensamento que vem do céu, isto é, do coração de Deus. Por isso, a sabedoria de Deus se revela e se espalha na terra por meio das nossas obras. A fé e a confiança de que Jesus é nosso Senhor e Salvador nos faz acolher a Sua Palavra em qualquer circunstância ou situação em que nos encontremos. Deus tem Sua maneira de agir que é contrária à que o mundo usa, por esta razão, a humanidade está sempre a rejeitar os Seus ensinamentos. Quem tem a sabedoria de Deus é reconhecido pelas obras que realiza e não se engana. O Senhor quer nos ensinar a viver a Sua graça e a participar do Seu reino para não ficarmos de fora, somente reclamando e murmurando.   – Você olha mais para as virtudes ou para os defeitos das pessoas? – Você tem conseguido distinguir os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida? - Você também gosta de acusar as pessoas quando as coisas não dão certo? –  Em que esta palavra poderá ajudar?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO