Evangelho de hoje (Mt 7, 7-12)

Jesus disse aos seus discípulos: "Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! "

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas."

Reflexão – “O Pai quer nos dar o Espírito Santo”

Pedi, procurai e batei, pois quem pede recebe, quem procura, acha e a quem bate, a porta será aberta. Com estas palavras Jesus está nos dando a garantia de que os nossos pedidos têm valor diante de Deus. Portanto, “pedi, procurai e batei não são apenas sugestões que Jesus nos dá, mas, atitudes imprescindíveis! Pedir, procurar e bater é o mesmo que insistir e perseverar com fé. A fé é quem nos move nesta ação de pedir, buscar e bater e de acordo com o grau da nossa fé nós temos esperança de que as coisas acontecerão no momento certo. Porém, muitas vezes nós não temos consciência do que pedimos, a quem buscamos e onde batemos. Achamos que só o fato de que pedimos com fé fará com que nós já recebamos do Senhor tudo o que reivindicamos.   Não paramos para refletir se, de fato, o que nós estamos pedindo, procurando e batendo com insistência poderá ser algo não benéfico para nós e por isso, não recebemos, não encontramos e não alcançamos. O Senhor quer nos conceder graças e bênçãos para a nossa felicidade, no entanto, nós podemos estar pedindo a Ele algo que na nossa maneira de entender é pão e, na concepção divina, é algo como uma pedra que irá nos machucar. Ou então, achamos que pedimos peixe e não recebemos nada, porque, na realidade, estamos pleiteando uma cobra que irá nos picar. Somos mestres em desejar coisas que nos machucam ou situações das quais sairemos feridos (as), porém, Deus nunca nos dará nada que não seja bom para nós.  Jesus é muito claro quando diz que nós somos maus, no entanto, queremos dar coisas boas aos nossos filhos, imagine o nosso Pai, que é Bom e Criador de tudo, o que não terá reservado para nos presentear! De fato, o que o Pai quer nos dar é o Seu Espírito Santo, e este nos concederá todas as bênçãos que estão reservadas para nós. O Senhor deseja nos dar a vida em abundância que somente o Espírito Santo pode nos garantir. - Você tem pedido ao Senhor que realize os seus sonhos?  - Atualmente, qual é o seu grande sonho?     Será que você tem sonhado e pedido a Deus o que é justo para si? – É disso mesmo que você precisa?  - Você tem pedido o Espírito Santo? -   Experimente fazer isto e veja os seus sonhos acontecerem!

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO