Evangelho de hoje (Mt 1,16.18-21.24a)

Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.  

Reflexão - “A obediência nos ajuda a superar os dramas”

Da Carta Apostólica PATRIS CORDI, que decretou o Ano de São José, escrita pelo Papa Francisco: “Deus também revelou a José os seus desígnios por meio de sonhos...José sente uma imensa angústia com a gravidez incompreensível de Maria, mas não quer difamá-la e decide despedi-la secretamente. No primeiro sonho, o anjo o ajuda a resolver o seu grande dilema: “Não temas receber Maria, tua mulher”. “Ao despertar do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado”. Com a obediência, superou o seu drama e salvou Maria”.  

Diante do que o Papa Francisco escreveu sobre São José nós podemos constatar que a obediência a Deus supera todas as dificuldades que estejamos enfrentando e nos dá força e confiança para acolher o Seu chamado, mesmo que seja para coisas que ainda não entendemos. Justo é o homem que se ajusta à vontade de Deus e não reluta em obedecê-lo quando é convocado, mesmo que isto lhe seja custoso. Por isso, José não questionou quando o anjo que lhe apareceu em sonho o instruiu a receber Maria como sua esposa. Podemos observar também que José deveria ter intimidade com Deus e conhecia os passos do seu Senhor, por isso conseguiu tomar uma decisão tão grave e radical. Ele é exemplo para os pais, porque cumpriu sua missão segundo o projeto de Deus deixando de lado o seu plano de vida pessoal. Assim, portanto, ele também colaborou no plano de Deus para a humanidade.  Nós podemos nos considerar também, homens e mulheres justos, quando acolhemos e obedecemos ao chamado de Deus para cooperar com o Seu Plano de salvação. Embora não sejamos os primeiros ou mais ilustres podemos também participar do sonho de Deus, pois, somos descendentes de Davi e herdeiros das promessas do Senhor a Abraão. -  Para você é difícil ajustar-se a mudanças de plano - Você acha que o sacrifício de José valeu a pena? - Tem valido a pena você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus? – Você se sente importante na execução dos projetos de Deus aqui na terra?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO