Está definido que Fortaleza e Ceará se enfrentarão pela semifinal da Copa do Nordeste 2023. O Clássico-Rei decisivo deixará um time pelo caminho, mas assegura que a final da principal competição da Região tenha um time cearense pelo 5º ano seguido.
Nenhum outro Estado conseguiu tal sequência. Aliás, o futebol cearense é o que mais vezes chegou à final do Nordestão desde 2013, quando a competição foi reinaugurada. Esta será a 7ª participação de um time cearense na decisão. Nas 6 até aqui, o Ceará participou de 4 e o Fortaleza, de 2.
Desde 2019 que Ceará ou Fortaleza chegam à final do Nordestão. O Leão do Pici chegou em duas oportunidades (2019 e 2022), sendo campeão em ambas.
O Alvinegro de Porangabuçu foi à decisão outras duas vezes (2020 e 2021), levantando o título na primeira ocasião e ficando com o vice no ano seguinte (o Bahia foi campeão).
Certo é que este será um Clássico-Rei cercado de tensão e que vale demais para os dois lados. Mesmo que o título eventualmente não seja conquistado, chegar à decisão eliminando o maior rival já garante muito mais tranquilidade e confiança para sequência de trabalho.
Ao mesmo tempo que eleva a pressão do outro rival.
Na decisão, o vencedor do confronto entre Tricolores e Alvinegros irá encarar quem passar de Sport x ABC, que fazem a outra semifinal.