Por muito tempo se falou que o Ceará era dependente do meia-atacante Vina. Quando o camisa 29 jogava mal ou não atuava, o desempenho caia bruscamente. Hoje, porém, há um outro jogador que divide protagonismo no setor ofensivo e é, cada vez mais, uma referência no time de Dorival Júnior: Speed Mendoza.
O colombiano é o artilheiro do Vovô em 2022, com 13 gols marcados. Para ter ideia, já superou o número de gols do próprio Vina no ano passado, quando marcou 11 gols.
Isso em apenas 28 jogos, sendo 24 como titular. O camisa 10 é o jogador que mais participou diretamente de gols do Alvinegro.
Em boa fase, vem crescendo de rendimento. São 6 gols nos últimos 6 jogos. Nesse ano, vem sendo bem mais regular que na última temporada, quando marcou apenas quatro gols e deu seis assistências em 43 jogos.
A evolução no desempenho passa, diretamente, por uma evidente melhora nas finalizações. Hoje, Mendoza finaliza mais vezes e com melhor qualidade.
Peça imprescindível para o modelo de jogo do técnico Dorival Júnior, que explora a velocidade pelos lados do campo, o atacante de 29 anos tem contrato é até o fim de 2023 e o Ceará é detentor de 70% dos seus direitos econômicos.
Se o 2021 do colombiano foi de oscilações e irregularidade, o 2022 parece ser o de consolidação, em que Mendoza vira de vez referência ofensiva no Ceará.