Porcelanato amadeirado: da sustentabilidade às múltiplas possibilidades

Sustentabilidade, durabilidade e praticidade estão entre os bons motivos para apostar na peça nos projetos arquitetônicos

Legenda: Porcelanato é opção para ambientes da casa; na foto, série Legno Negro, da Roca Cerámica
Foto: Divulgação / Roca Cerámica

Trazer elementos da natureza para dentro de casa segue sendo um dos nossos grandes desejos, né? Com eles vêm a sensação de frescor e bem-estar que tanto amamos. A aposta no porcelanato amadeirado segue essa com peças que imitam até os veios da madeira, mas num material mais tecnológico e prático. Conheça as vantagens da sua instalação.

Tem beleza, resistência e durabilidade, além da variedade de preços no mercado. Entre os pontos positivos do porcelanato, está não sofrer com a umidade nem com ataque de cupins. Também é versátil, podendo ser instalado nas paredes e chão com manutenção simples, usando apenas detergente e água.

Tamanhos e paginação

O mercado dispõe de uma variedade de tamanhos como 60 X 60 cm, 20 X 120 cm e 11 X 120 cm, em formatos de placas quadradas e em réguas. A dica para imprimir um efeito realista é escolher o formato régua. Elas permitem criar diferentes paginações, inclusive, o clássico estilo Chevron.

As possibilidades de instalações são infinitas: banheiro, cozinha, sala, varanda e quartos. Esteja atento apenas às especificações do estilo do porcelanato, pois no banheiro, decks ou demais áreas molhadas, recomenda-se pisos antiderrapantes.

Porcelanato amadeirado pode compor diferentes ambientes, como varandas
Legenda: Porcelanato amadeirado pode compor diferentes ambientes, como varandas
Foto: Acervo pessoal

Texturas e tonalidades

Os porcelanatos são tão realistas imitando madeira que possuem tonalidades e texturas similares. Um dos benefícios de substituir a madeira em sua versão nativa está relacionado à questão sustentável pela preservação das espécies presentes em seus habitats de origem.

Série Vernon, da Roca Cerámica
Legenda: Série Vernon, da Roca Cerámica
Foto: Roca Cerámica / Divulgação

Trouxe exemplos de paginações feitas com porcelanatos da Roca Cerámica e Incepa, que possuem efeito extremamente realista, fruto da altíssima tecnologia de impressão HD que a Roca Brasil Cerámica investe em processo fabril. Isso é sentido no prazer de andar descalço e se deixar levar pela ideia de caminhar sobre a forma orgânica do material.

Série Cherry, da Incepa
Legenda: Série Cherry, da Incepa
Foto: Divulgação / Incepa

A escolha da tonalidade mais sóbria e escura ou clara no tom caramelo vai depender da composição e proposta do projeto. Se deseja deixar o ambiente mais amplo, aposte nas nuances mais claras, por exemplo. O amadeirado também é um coringa e costuma conversar facilmente com demais elementos do projeto, como mármores e granitos. Gostou das dicas? Escolha um para chamar de seu.

* Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora