A novidade agora é o mutirão de renegociação da Febraban, mais uma oportunidade para você regularizar sua vida financeira. Mas, será que vale a pena? Como posso participar? O que devo observar para ver se é vantajoso para mim? Vamos lá!
A movimentação do Governo, desde 2023, vem se mostrando no sentido de desenvolver programas de recuperação da dignidade financeira de grande parte da população brasileira. Por isso, implantou-se o Programa Desenrola Brasil, já comentado por mim em outros momentos, onde se buscou a possibilidade de negociação de dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2022, com descontos ou parcelamentos com baixos juros.
Veja também
O programa foi prorrogado para terminar em 31 de março de 2024, portanto, se você ainda não entrou na plataforma, basta acessá-la para ver se tem ofertas para você. Vale lembrar que, ainda que a expectativa do governo fosse atender cerca de 70 milhões de brasileiros, conseguiu-se que 10,7 milhão de negativados tivessem uma regularização financeira, o que significa um avanço na qualidade de vida de muitos.
E, agora, uma nova oportunidade surge: o mutirão de negociação da Febraban. Iniciado em 15 de março deste ano e a ser encerrado em 15 de abril também deste ano, temos, agora, menos de 1 mês para tentarmos participar.
O Mutirão de Negociação da Febraban é uma iniciativa que visa oferecer aos consumidores a oportunidade de renegociar dívidas em atraso com bancos e instituições financeiras, proporcionando condições especiais de pagamento e descontos, de acordo com as políticas de cada instituição participante.
O mutirão é uma campanha promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.
O consumidor pode participar do Mutirão de Negociação da Febraban entrando em contato com seu banco ou financeira por meio dos canais oficiais disponibilizados pela instituição ou acessar o site https://www.consumidor.gov.br no período do mutirão, que se encerra
dia 15 de abril de 2024, as instituições participantes oferecem condições especiais para a renegociação de dívidas, tais como descontos e prazos diferenciados de pagamento. Os consumidores podem utilizar as planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia, da Febraban, para ter um panorama das suas finanças e descobrir o valor com que poderão contar para pagar suas dívidas.
No "Mutirão de Negociação e Orientação Financeira", como foi batizado o programa, os bancos devem oferecer melhores condições para o pagamento de dívidas contraídas em diversas modalidades, como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado, por exemplo.
Além disso, aproveite a oportunidade e tenha um 2024 mais saudável. Pensem nisso! Até a próxima.
Ana Alves
@anima.consult
emaildaanaalves@yahoo.com.br
Economista, Consultora, Professora e Palestrante