O técnico Juan Pablo Vojvoda terminou o processo de análise do elenco do Fortaleza. O profissional solicitou 15 dias para realizar o diagnóstico dos atletas e pontuar as posições que necessitar de mais reforços. Assim, o departamento de futebol intensificou nesta semana a busca por contratações.
A estratégia é investir em “bons reforços” para início da Série A do Brasileiro, com nível técnico para brigar pela titularidade. Os principais nomes estão mapeados e sondados pela gestão tricolor, que desenvolveu um novo fluxo para efetuar as contratações em 2021.
O mecanismo atual visa maior autonomia do departamento de futebol tricolor. A metodologia segue o modelo de gestão presidencialista, em que o clube oferece opções para a comissão técnica - o movimento é diferente da ação em que o treinador sugere nomes pré-definidos.
Nesse caso, Vojvoda indicou as características que deseja contar e as posições, não os nomes. O Fortaleza é o responsável por montar uma lista de opções ao comandante, que pode participar da seleção final.
No diálogo interno, o argentino demonstrou confiança no banco de dados, além dos softwares de captação e desenvolvimento de mercado leoninos. O comandante esteve em situação similar no Defensa y Justicia, quando alegou que o trabalho dependia do coletivo e não indicou contratações, focando na identidade de jogo.
Base do elenco
A gestão trabalha com situações do mercado nacional e do exterior. Com o fechamento da janela internacional, o clube também estuda efetivar situações na reabertura do período, em 1º de agosto. Para o Brasileirão, há disposição para compra de direitos federativos de jogadores, caso necessário.
O processo ocorre com muita cautela e sigilo, assim como na definição do novo comandante. De todo modo, é importante ressaltar que a base do plantel para a sequência do ano está definida.
“Todos sabemos que a Série A tem um nível alto, nós estamos até acostumados porque vamos para o 3º ano, e acho que temos um bom elenco, de bom nível, mas sempre tem algo para acrescentar. Mas sabendo que 90% do elenco da Série A é o que está aqui, com alguns ajustes e saídas"
No site oficial do clube consta 36 atletas no atual elenco. A gestão também iniciou processos de renovação e tem situações encaminhadas, como a do goleiro Felipe Alves.
Atual elenco do Fortaleza
- Goleiros (4): Felipe Alves, Boeck, Max Walef e Kennedy
- Zagueiros (7): Quintero, Jackson, Benevenuto, Vinícius, Wanderson, João Paulo e Titi
- Laterais (6): Tinga, Daniel Guedes, Vitor Ricardo, Carlinhos, Bruno Melo e Pikachu
- Volantes (7): Éderson, Ronald, Felipe, Jussa, Blanco, Pablo e Luiz Henrique
- Meias (4): Crispim, Mariano Vázquez, Isaque e Matheus Vargas
- Atacantes (8): Robson, Wellington Paulista, Osvaldo, David, Romarinho, Coutinho, Igor Torres e Nem