Gestão fiscal deixa de ser desafio para as empresas com o suporte contábil adequado

A consultoria contábil mais adequada a cada negócio é aquela que consegue promover a redução de impostos de forma legal, fará um planejamento financeiro mais eficaz e entregará relatórios claros, que ajudem no momento da tomada de decisão

Escrito por
Márcia Abreu e Silvinei Toffanin producaodiario@svm.com.br
Sócios da DIRETO Group - empresa de wealth management
Legenda: Sócios da DIRETO Group - empresa de wealth management

Perda de credibilidade, descontrole financeiro, multas e penalidades fiscais, problemas de ordem legal e mau aproveitamento de oportunidades de negócios são apenas algumas das adversidades que as empresas podem ter que enfrentar caso não contem com o suporte da consultoria contábil ideal.
 
Não é exagero comparar a contabilidade ao coração financeiro das empresas. Aliás, é fundamental que empreendedores e gestores tenham em mente que o contador parceiro não vai garantir apenas a conformidade fiscal da companhia, mas auxiliará, de forma estratégica, no crescimento do negócio.
 
A consultoria contábil mais adequada a cada negócio é aquela que consegue promover a redução de impostos de forma legal, fará um planejamento financeiro mais eficaz e entregará relatórios claros, que ajudem no momento da tomada de decisão. Afinal, cada empresa possui necessidades específicas, que devem ser atendidas. A legislação para cada nicho de mercado muda frequentemente, isso sem contar a questão jurisprudencial e os incentivos fiscais e tributários concedidos. Um profissional ou uma consultoria que tenha propriedade sobre o que está falando e, acima de tudo, se atualize para acompanhar as melhores práticas para determinado setor, certamente terá mais êxito que os profissionais que oferecem o básico.
 
Então, escolher um escritório especializado em contabilidade e gestão ou um profissional da área que atenda as expectativas da empresa e que atue de forma estratégica pode ser o aspecto diferencial para alavancar o crescimento de uma empresa. Por isso, é importante que alguns aspectos sejam analisados na hora de escolher esse parceiro. Além da expertise e especialização, que são pontos fundamentais, também é importante assegurar a disponibilidade do profissional para sanar as dúvidas que possam surgir no decorrer das atividades, a clareza na comunicação na hora de explicar conceitos complexos, bem como o uso de ferramentas e tecnologias que possam auxiliar na economia de tempo e a resolver determinadas situações com praticidade. A idoneidade e ética do profissional ou da consultoria também precisam ser levadas em conta, dado que esse é um relacionamento estratégico, que tende a ser duradouro.
 
E, por fim, é bastante pertinente que além do conhecimento técnico contábil seja possível agregar a análise mercadológica e serviços de inteligência, que possam oferecer uma base sólida para que a empresa possa pensar na ampliação dos negócios, investimento em novos produtos, serviços ou nichos, sempre que isso fizer sentido e houver uma oportunidade latente no mercado. Por isso, reflita a respeito e tenha a certeza de que a sua empresa está cercada de parceiros que realmente possam contribuir positivamente para o seu crescimento!
 

Jornalista
Gilson Barbosa
13 de Dezembro de 2024
Clarice Gomes Costa é doutora em educação, professora da educação básica, membro da Coordenação Colegiada do Fórum EJA/CE
Clarice Gomes Costa
12 de Dezembro de 2024
Daniela Botelho é presidente da Associação Fortaleza Azul – FAZ e psicopedagoga
Daniela Botelho
11 de Dezembro de 2024
Consultor Pedagógico e professor
Davi Marreiro
10 de Dezembro de 2024