Educação e Direito: inseparáveis

Escrito por Eduardo Pragmácio Filho ,

Falar de educação e direito caminhando juntos já faz parte do cotidiano de trabalho na Escola Superior de Advocacia da OAB Ceará (ESA-CE). Faz parecer que, não coincidentemente, o Dia da Advocacia é celebrado na mesma data que o Dia do Estudante, em 11 de agosto, como um lembrete para que os profissionais compreendam a importância do estudo contínuo, da busca ao longo da vida pelo aprendizado.

É essencial que os advogados e advogadas, jovens ou seniores, da Capital ou do interior, estejam atentos a como o trabalho da ESA precisa ser realizado com minúcia e atenção às mudanças, cada vez mais rápidas, no mundo, digital e presencial. A busca incessante por capacitação e a presença, ainda que virtual, em salas de aula e auditórios, permite que os profissionais estejam sempre alertas e dispostos ao novo. Afinal, tudo que é velho um dia já foi novo.

Por isso, trabalha-se para tornar a estrutura da ESA alencarina mais forte, com a realização de uma maior quantidade e qualidade de cursos e eventos jurídicos, sejam meras lives no Instagram ou congressos acadêmicos mais elaborados, tanto em Fortaleza como no interior do Estado, e ao redor do mundo, pois a tecnologia rompeu as fronteiras geográficas. Esse trabalho vem sendo realizado nos bastidores, criando os alicerces para uma estrutura funcional, administrativa e pedagógica, fortalecendo a rede de todos os interessados, buscando contribuir para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para os quadros da advocacia cearense.

Celebra-se então o dia do advogado e da advogada nesse 2020 com um marco de um tempo diferente que se forma na ESA Ceará, o braço educacional da OAB. A inovação aqui é perene. A ideia é capacitar para as novas competências exigidas no mercado, para além das novidades e apetrechos tecnológicos, de forma a contribuir para o senso de equipe, inclusão, transparência e habilidades de gestão e criatividade.

Eduardo Pragmácio Filho

Presidente da Escola Superior de Advocacia da OAB Ceará (ESA-CE)

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024