Stand: Use o FGTS para colocar a prestação da casa em dia

imoveis@diariodonordeste.com.br

Escrito por Redação ,

O dinheiro da conta vinculada do FGTS pode ajudar o comprador de imóvel a pôr em dia a prestação da casa própria adquirida pelo Sistema Financeiro da Habitação. O saldo do fundo pode ser usado para reduzir o valor de até três prestações atrasadas. A legislação em vigor permite a utilização dos recursos do FGTS para o abatimento de até 12 prestações, mensais e consecutivas. Entretanto, na soma das 12 parcelas, poderão ser incluídas até três parcelas em atraso. O abatimento poderá começar sobre a primeira prestação vencida, consecutiva ou não, desde que no início da operação não exista mais que três prestações atrasadas. Poderão ser abatidos até 80% do valor de cada prestação. Portanto, o total do fundo a ser utilizado não poderá ser superior a 80% da soma das 12 parcelas. Para o usar o FGTS, o mutuário deve estar cadastrado no fundo há pelo menos três anos, ser titular do financiamento ou coobrigado na aquisição do imóvel. O contrato de financiamento deverá estar cadastrado no Cartório de Registro de Imóvel, em nome do titular. A operação deverá ser feita por meio da Caixa Econômica Federal.

As novidades do mercado de construção e decoração serão apresentadas durante a ExpoRevestir, que ocorrerá entre os dias 1º e 4 de março, em São Paulo. Conhecida como a “Fashion Week da Construção”, a feira traz os principais lançamentos dos segmentos de cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinha e banheiro. Entre as novidades apresentadas na edição deste ano, está a Spa Veneza, da Astra. Ela comporta duas pessoas e possui espreguiçadeiras totalmente anatômicas, com peso e tamanho ideais para instalação em terraços e varandas gourmet. Estará disponível em cinco versões, com opcionais que vão de air blower e cromoterapia a sistema de som e TV à prova d'água.

Velocidade

Usar elevadores mais rápidos e que consomem menos energia já é uma realidade no mercado. Exemplo disso é o Elevador Gen2® Comfort, lançado no Brasil pela Elevadores Otis. O equipamento tem velocidade que pode atingir até 2,5 metros por segundo e conta com o drive ReGen™, que reduz o uso de energia em até 75%.

Montagem rápida

Solução prática e rápida para quem deseja um cômodo extra em casa, o Kit Mini Galpão, lançamento da ScalaTécnica (www.scalatecnica.com.br), disponibiliza ao consumidor as peças prontas para parafusar e montar o “esqueleto” de seu galpão, que fica pronto em cerca de três horas. Os preços começam em R$ 1.350.

Boleto do IPTU

O boleto para o pagamento do IPTU 2016 em Fortaleza já está disponível no site da Sefin (www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/). Quem quiser aproveitar o desconto de 10%, terá que pagar o imposto de uma única vez até o dia 5 de fevereiro. A cota única também terá descontos (menores) para pagamentos em março e abril.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.