Saúde e educação de referência

Entenda de que forma os recursos arrecadados a partir dos impostos se transformam em qualidade de vida para a população.

Escrito por Sefaz-Ce ,

Uma senhora de 55 anos teve uma crise de apendicite e precisou de um pronto atendimento em um hospital público de Fortaleza. Foi recebida com atenção, passou por todas as etapas de avaliação e, devido à urgência do quadro, teve de passar por cirurgia no mesmo dia. Felizmente, o procedimento foi bem-sucedido e ela, em pouco tempo, recebeu alta. Quantas vezes uma situação igual ou parecida com essa já aconteceu no dia a dia da população?

Quando uma pessoa é atendida pelo serviço público de saúde, não percebe que essa complexa estrutura, que ajuda a levar bem-estar e muitas vezes salva vidas, é mantida graças à contribuição de todos os cidadãos, por meio dos impostos. Desde o posto de saúde do bairro até o hospital mais equipado do Estado, tudo é feito com os investimentos públicos a partir dos tributos pagos pelos cidadãos: construção de prédios, compra de aparelhagem e medicamentos, pagamento de salários...por todos os lados, o sistema de saúde pública necessita desse recurso para atender bem à população.

Por sinal, a rede estadual de saúde no Ceará é considerada uma referência, especialmente por seu caráter de atendimento em rede, com hospitais que recebem demandas das cidades do interior, permitindo que um paciente seja atendido perto de casa, sem ter que se deslocar até a Capital. Dessa forma, além das unidades de saúde de Fortaleza já consagradas no atendimento à população, como o Hospital Geral de Fortaleza, o Hospital Geral César Cals, o Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital de Messejana, o Estado conta com o Hospital Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte), o Hospital Regional do Sertão Central (Quixeramobim), o Hospital Regional Norte (Sobral) e o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (Limoeiro do Norte, em construção).

Educação

Na área da Educação, a arrecadação e a gestão dos recursos dos impostos também ajudaram a tornar o Estado do Ceará uma referência, com instituições que anualmente preparam milhares de alunos para o Ensino Superior e para o próprio mercado de trabalho, além de estimular a pesquisa e o aprimoramento dos futuros profissionais. Fazem parte dessa extensa rede de formação a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Há também um destacado trabalho no ensino fundamental: das 100 melhores escolas do País nessa modalidade, 82 estão no Estado do Ceará.

Segurança pública

Uma das áreas mais desafiadoras para os gestores públicos, a Segurança também tem recebido altos repasses no Ceará. Nos últimos anos, foram feitos investimentos em tecnologia, aumento do salário dos profissionais – nos últimos cinco anos, o Estado teve um incremento de R$ 1 bilhão na folha salarial da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Pefoce e da Polícia Civil –, além da compra de veículos, motos, armamentos e helicópteros. Na infraestrutura pública, graças à arrecadação dos impostos, o governo estadual conseguiu recuperar mais de 1.700 km de rodovias no Ceará, com um investimento de mais de R$ 220 milhões, beneficiando diretamente moradores de 86 municípios.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.