Hub: Ceará retoma trabalhos, e Latam vai contactar Fraport
Camilo Santana acertou atuação com Roberto Cláudio e presidente da companhia aérea em reunião em São Paulo
Representantes da Latam, do governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza voltarão a trocar informações e a estabelecer ações visando tornar a Capital cearense a cidade ideal para sediar o hub da companhia aérea no Nordeste, segundo informou ontem (12) o governador Camilo Santana. Ele, acompanhado do prefeito Roberto Cláudio, fechou acordo com a presidente da companhia, Claudia Sender, para a retomada do grupo de trabalho.
Ao avaliar a reunião como positiva, Camilo e Roberto Cláudio consideraram a pausa no trabalho pertinente, uma vez que, neste intervalo, foi efetuada a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins - arrematado por R$ 1,5 bilhão pela empresa alemã Fraport. A administração pela iniciativa privada, especialmente a Fraport, é entendida como vantajosa para Fortaleza na disputa pelo hub.
"Vamos marcar nossa reunião com a Fraport. É muito importante que a questão do hub seja vista como uma política pública pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Estado do Ceará, como algo que pode alavancar investimentos gerando renda e negócios", afirmou Claudia Sender durante a reunião, segundo nota divulgada pela prefeitura.
A data desse encontro ainda não foi marcada. Contactada pela reportagem, a Latam disse "que o estudo de viabilidade do projeto para a implantação de um hub (centro de conexões de voos) no Nordeste do Brasil segue no plano de investimentos do Grupo Latam Airlines". "No entanto, dada a situação macroeconômica atual do Brasil, que tem registrado queda significativa na demanda nos últimos meses, e com baixa perspectiva de retomada de crescimento num curto prazo, somado às indefinições de infraestrutura, a escolha da cidade que poderá receber o hub será feita em um momento mais adequado, ainda sem data definida", afirmou.
Interessado no encontro entre Latam e a empresa alemã desde o fim do leilão do Aeroporto de Fortaleza, o governador acrescentou ainda que Claudia Sender pretende "saber qual o pensamento a Fraport tem em relação ao Aeroporto, colocar e mostrar os estudos que a Latam fez em relação ao centro de conexões de voos em Fortaleza". O empreendimento promete, de acordo com um desses estudos encomendados pela companhia aérea, gerar R$ 9,9 bilhões na economia do Ceará e criar mais de 35 mil empregos formais no Estado. No entanto, ainda disputam o equipamento da companhia Recife (Pernambuco) e Natal (Rio Grande do Norte).
Esforços elogiados
"A reunião foi muito positiva. Ela (Claudia Sender) parabenizou muito o trabalho que o Ceará fez em relação a todo o processo desse investimento, ficou muito feliz com a concessão do Aeroporto de Fortaleza, que era o último passo importante para colocar Fortaleza e o Ceará como favorito nessa disputa pelo hub", afirmou o governador do Ceará.
Entre os esforços elogiados pela executiva da companhia, estão abatimento na alíquota do Imposto Sobre Circulação e Serviço (ICMS), pelo Estado, e no Imposto Sobre Serviço (ISS), pela prefeitura, para empresas que queiram se instalar nas proximidades do Pinto Martins ou mesmo que tenham negócios relacionados ao setor aéreo, com foco na atuação no Ceará.
O chefe do Executivo cearense ainda levou à reunião com a Latam os secretários Lúcio Gomes (Infraestrutura), Cesar Ribeiro (Desenvolvimento Econômico) e Arialdo Pinho (Turismo). Os três coordenam as pastas de maior envolvimento nas ações que visam captar o hub da Latam para Fortaleza.
"Saímos muito otimistas, principalmente com uma decisão objetiva que é uma retomada do diálogo de governo e prefeitura com a Latam na perspectiva de realizar em um período mais curto possível um hub da companhia no já concedido Aeroporto pela Fraport", resumiu o prefeito de Fortaleza.
Demanda preocupa
Mas o entusiasmo dos governantes cearenses ainda precisa superar a preocupação da companhia aérea com a situação econômica do País, a qual tem afetado, inclusive, a demanda por voos da Latam nos últimos anos.
"Há uma preocupação muito grande da presidente Claudia Sender em relação à queda da demanda de passageiros nos últimos dois anos e isso talvez seja o maior impedimento tendo em vista a decisão do início da instalação de um centro de conexões de voos no Nordeste", observou Camilo Santana, logo após sair da reunião com Roberto Cláudio e os secretários de Estado.