Grupo Servnac investe em vigilância por drones e inteligência artificial

Automações têm garantido uma maior eficiência nos serviços de vigilância e segurança privada ofertados pelo Grupo

Escrito por Agência de Conteúdo DN ,
Legenda: Os drones possibilitam uma cobertura de áreas superior, como instalações industriais, parques de estacionamento ou propriedades extensas
Foto: Divulgação

Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, o Grupo Servnac apostou no uso de drones e softwares com inteligência artificial (IA) para ampliar seus serviços de vigilância e sistemas de segurança privada. Essas inovações, aliadas à capacitação dos profissionais para a operação dos novos dispositivos, fazem parte de uma estratégia para aprimorar a segurança, eficiência e competitividade da empresa.

Possidonio Campos, diretor de operações e tecnologia do Grupo, explica que os drones são utilizados para patrulhar áreas de difícil acesso ou perigosas para os seguranças humanos, como telhados, áreas remotas e zonas de risco, uma vez que possibilitam uma cobertura de áreas superior, como instalações industriais, parques de estacionamento ou propriedades extensas, devido sua capacidade de observação às alturas.

Para o gestor, ao automatizar parte das operações de segurança e inspeção, os telecomandados podem ajudar a empresa a reduzir custos operacionais e economizar tempo, em comparação com métodos tradicionais de ronda, que podem ser demorados e caros.

“Hoje um posto de vigilante 24 horas precisa de 4 pessoas para que seja completo o turno diário/semanal/mensal. Em grandes empresas são necessários vários turnos. Nós temos clientes com 40 vigilantes cobrindo hectares, número que pode ser reduzido com a implantação do drone na operação, ganhando em qualidade nas rondas e identificando com agilidade possíveis problemas”, argumenta o gestor.

Segundo Possidonio, os equipamentos podem ser equipados com câmeras de alta resolução e outros sensores que permitem uma vigilância precisa e detalhada, como a câmera térmica, que detecta calor, câmera de leituras facial e de placa, e também podem ter refletores e auto-falantes, possibilitando um atendimento a distância de uma ocorrência.

Softwares com inteligência artificial

Outra inovação do Grupo Servnac, segundo Jamilly Mendes, gerente de Tecnologia da Informação (TI), é o uso de mais de 40 softwares com IA em diversos setores da empresa, para aprimorar desde a comunicação com os colaboradores, passando pela coleta de feedback dos clientes, até a organização das rondas de segurança.

“Um dos aplicativos, por exemplo, é utilizado para otimizar as rotas e horários dos colaboradores, melhorando a eficiência na prestação dos serviços”, exemplifica.

Para Jamilly, essa iniciativa não apenas oferece benefícios imediatos em termos de segurança e eficiência operacional, mas também posiciona a empresa para o sucesso a longo prazo em um mercado cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado.

“Ao adotar drones de alta tecnologia com visão térmica para segurança e rondas em clientes, a empresa se destaca como líder em inovação no setor. Isso pode ajudar a atrair novos clientes, melhorar a satisfação da clientela existente e aumentar a reputação da empresa como fornecedora de serviços de segurança de alta qualidade e tecnologicamente avançados”, finaliza.

Serviço

Grupo Servnac
Instagram: instagram.com/gruposervnac
LinkedIn: linkedin.com/company/grupo-servnac-terceirização
Site: grupo-servnac-1.rds.land/mandala_0_grupo_fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.