Governo do CE prospecta montadora na China
A intenção é formar uma composição societária para instalar a empresa Soueast no Estado
Mais uma tentativa de atrair investimentos chineses foi feita durante a visita do governador Camilo Santana à Ásia nessa quarta-feira (16). Desta vez, a prospecção foi na montadora de automóveis Soueast, em Fujian, província da República Popular da China. "A estrutura da companhia impressiona. Temos buscado ampliar parcerias comerciais para incrementar a economia do Ceará e gerar mais empregos para os cearenses", citou o governador Camilo Santana.
A intenção é formar uma composição societária para instalar a empresa na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, para que a empresa exporte para a América Latina e a Costa Ocidental da África. Hoje, eles vendem para Chile, Peru e Venezuela. O secretário especial para Assuntos Internacionais do Ceará, Antônio Balhmann, destacou que ainda é uma proposta preliminar e que é o início de uma avaliação das possibilidades.
A Soueast é a maior joint venture automotiva no Estreito de Taiwan, que compreende a Fujian Motor Industry Group Co. E a China Motor Corporation, que é afiliada a Taiwan, maior indústria automobilística. Diretores da multinacional chinesa pretendem visitar o Ceará após o Ano Novo Chinês (celebrado no dia 28 de janeiro de 2017).
Produção local
O secretário informou que, inicialmente, as peças seriam importadas da China, mas, ao longo do cronograma, seria feita a transferência da produção para a unidade na ZPE do Ceará. "Aos poucos, passariam produzir", explicou. "Eles também vão aproveitar a vinda ao Brasil para conversar com distribuidores de automóveis para analisar modelos e adaptações necessárias", disse o secretário. Entre as empresas, está a Mitsubishi Motors. Camilo Santana também terá um segundo encontro com o presidente desta fabricante. O primeiro aconteceu antes da viagem à China, em São Paulo.
Fujian e Coreia do Sul
Antes da visita à Soueast, o governador Camilo Santana se reuniu com o governador da província de Fujian, Yu Weiguo, para tratar sobre parcerias comerciais entre o Ceará e a localidade chinesa, que se destaca por sediar importantes empresas do setor automotivo. "Temos boas perspectivas de negócios entre nosso estado e Fujian", disse o governador após o encontro, que contou com a participação do vice-governador da província, Huang Qiyu.
Hoje e amanhã, a comitiva cearense tem agenda nas cidades de Incheon e Seul, na Coreia do Sul. Entre as reuniões, visitas a empresas como Posco e Dongkuk, acionistas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
Kogas
Balhmann também destacou, com mais importância no momento, o projeto da empresa coreana Korea Gas Corporation (Kogas) para a instalação de uma unidade fixa de regaseificação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O governador visitou o maior terminal de gás da Coreia e o Museu do Gás. "É um projeto bem estratégico para o Ceará porque não é possível ter um complexo sem ter a estabilidade no fornecimento de gás. Isso limita o número de empresas a se instalar no local e o porte delas. Como por exemplo, temos interesse no setor de porcelanato e cerâmica, mas precisamos de gás", salientou.
A primeira fase do projeto, que inclui a construção do terminal, precisa de investimentos de US$ 400 milhões que devem vir, em sua maioria, do Ex-Im Bank of Korea. A capacidade total prevista é de 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. E será ampliada de imediato em mais 6 milhões de metros cúbicos por dia. Os próximos passos são o desenvolvimento do projeto e sua submissão à área de meio ambiente. O entendimento entre as partes teve início em dezembro de 2015.
Bielorrússia
O governador Camilo Santana retorna da viagem neste fim de semana e o secretário Balhmann segue para Bielorrússia. No roteiro, visita a importantes empresas produtoras de motores e pneus e reuniões com os ministros de tecnologia e de agricultura do País.
Atualmente, eles mandam fertilizantes para o Brasil e a proposta é para eles terem um Centro de Distribuição no Pecém para chegarem até a região Centro-Oeste brasileira por meio da Transnordestina.
