Enel tira dúvidas de clientes que receberam duas faturas em um mês

Empresa diz que oferecerá formas de parcelamentos aos consumidores que estiverem passando por esta situação

Escrito por Redação,

Negócios
Legenda: O cliente não paga taxas nem tarifas para realizar a transação
Foto: Foto: Helene Santos

Multada em R$ 3 milhões pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), na última segunda-feira (9), por cobrar duas contas de energia no mesmo mês, a Enel Distribuição Ceará esclarece que a decisão é legítima e que se refere a períodos distintos

A empresa afirma que o Procon Fortaleza, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foram informados e não apresentaram restrições sobre a medida tomada pela concessionária. Confira uma tira-dúvidas com algumas perguntas dos leitores do Diário do Nordeste respondidas por Marcelo Barbosa, responsável pelo atendimento não presencial da empresa.

Leitor - Como faço a suspensão da cobrança?

MB: Não estamos trabalhando com a possibilidade de suspensão da cobrança, pois ela é devida. Em um mês específico, a pessoa recebeu duas faturas. Não é uma conta duplicada, mas sim de períodos distintos. Entendemos que nem todo cliente está preparado para receber isso, então facilitamos o pagamento oferecendo uma condição de parcelamento fora do nosso padrão. Ele pode vir a uma das nossas lojas, com as faturas que está devendo, até de meses anteriores, e poderá fazer um parcelamento de até 10 vezes, dando uma entrada de 20%.

Leitor - Recebi duas faturas no mesmo mês e só paguei uma! O que devo fazer?

MB: Caso não tenha como pagar a outra, há como ir a uma de nossas lojas e pedir o parcelamento dessa fatura. Se ainda não pagou as duas, pode fazer a mesma coisa.

Leitor - As contas de energia de julho e agosto ainda não chegaram! O que devo fazer?

MB: Pode ter ocorrido um erro. A pessoa pode entrar em contato por um dos nossos canais de atendimento ou ir a uma das lojas e abrir uma reclamação de conta não entregue. Verificaremos o que houve. Se for um erro nosso, adiamos o prazo de vencimento, para que ela não fique prejudicada.

Leitor - Tenho uma fatura que apresenta as bandeiras vermelha e amarela! O que significa?

MB: É um cálculo proporcional. Por exemplo, se em agosto a bandeira foi amarela e em setembro é vermelha, e a leitura da conta compreende o período entre 15 de agosto a 15 de setembro, serão cobradas os valores devidos, podendo estar na conta as duas bandeiras tarifárias. Mas não está repetido ou em dobro. 

Leitor - Já paguei uma conta! O que acontece se eu não pagar a outra?

MB: Nós estendemos um pouco a nossa régua de cobrança. Demos um período maior para os clientes que estão nessa situação negociem os valores e paguem. Iniciamos a cobrança com 15 dias, via ligação telefônica até, eventualmente, chegar ao ponto de realizar o corte do fornecimento de eletricidade. Temos um mês para que eles venham negociar as dívidas.