Ceará recebe laboratório com tecnologia de ponta

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
23 de Agosto de 2005 - 02:18

O Ceará está dando mais um passo para deslanchar na área de produção de tecnologia de ponta. Com investimento inicial de R$ 600 mil, será inaugurado hoje, às 10 horas, no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia dos Materiais (Locem) — único no Nordeste a dar suporte para pesquisas de semicondutores. O projeto é uma parceria da multinacional Celéstica, da LCA Consulting, UFC e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

“O Locem está sendo inaugurado num momento de avanço significativo do mercado de telecomunicações sem fio no País, a chamada tecnologia wireless, que inclui celulares e a nova geração de sistemas de televisão digital”, comenta Lenardo José Saraiva de Castro, diretor da CLA Consulting. Segundo ele, o laboratório proporcionará ao Ceará condições de sair em vantagem nas áreas de pesquisa com semicondutores. “Com este laboratório, o Ceará se credita para receber, no futuro próximo, empresas fabricantes de celulares e TVs”, diz.

Segundo Lenardo de Castro, até o final deste ano, devem ser investidos mais R$ 400 mil no laboratório. Os recursos são oriundos de aplicações exigidas pela Lei 10.176, conhecida como Lei de Informática, que concede isenção parcial do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas de hardware que investem em P&D no País. Os primeiros projetos em desenvolvimento no Locem serão antenas para telefonia celular e sistemas de posicionamento via satélite (GPS).

O professor Sérgio Sombra, coordenador do Locem, reforça que o laboratório foi idealizado com a finalidade de pesquisar e desenvolver novos dispositivos e materiais para uso em circuito de rádio-freqüência e microondas. Está equipado com instrumentos que permitem avaliação de componentes e desenvolvimento de novos materiais.. Complementarmente, o Locem deve estudar novas geometrias para antenas, criação de algorítmos para recepção/transmissão de sinais e correção de erros, desenvolvimento de circuitos mais eficientes e econômicos, entre outros.

A inauguração do Locem contará com as presenças do secretário da Ciência e Tecnologia do Estado, Hélio Barros, do reitor da UFC, René Barreira, do diretor geral da Celéstica, Ricardo Fábio Battaglia, e do diretor da LCA Consulting, Lenardo de Castro. “Há dois ano, inauguramos no Estado outro laboratório, só que de desenvolvimento de equipamentos. Com esse, de componentes, estamos reforçando e complementando a cadeia produtiva de tecnologia”, afirma Lenardo de Castro.

Samira de Castro