O Ceará registrou a venda de 4,1 mil carros eletrificados em 2023, segundo dados da empresa especializada NeoCharge. Desse total, 624 eram totalmente movidos por eletricidade, enquanto o restante era híbrido, ou seja, também possuía motor a combustão.
O número representa um crescimento de 76,6% em relação à frota do ano anterior, quando havia 2,3 mil veículos eletrificados no Estado. Há nove anos, o quantitativo era bem inferior, de apenas 41 automóveis com a tecnologia ecológica.
Para o economista e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ricardo Coimbra, há uma forte tendência de alta desse mercado em razão dos investimentos relacionados à infraestrutura de carregamentos de carros elétricos.
“Os novos veículos tendem, cada vez mais, a ter uma capacidade de armazenamento maior com menos espaços dentro. Ou seja, baterias que carregam e têm melhor performance de locomoção”, avalia.
Outra mudança, aponta, é a entrada de empresas para produzirem esse tipo de automóvel no Brasil, como a BYD, com preços competitivos. “Grandes companhias já estão direcionando novos investimentos na produção de veículos 100% elétricos, mas fortalecendo a produção dos híbridos”, destaca.
Existe a possibilidade de um crescimento muito grande porque parte significativa de quem busca comprar esses veículos também adquiriram recentemente um mecanismo de geração de energia própria”, observa.
Para o economista, portanto, essa combinação barateia o custo de deslocamento e fica mais atrativo para os consumidores, impulsionando a venda do produto.
Toyota lidera vendas no Ceará
Os modelos mais vendidos são os híbridos da Toyota, como o Corolla no topo (1.025), seguido do Cross (825). Depois, vem o Song Plus (265), da BYD, e o Dolphin (218), da mesma marca, que é 100% elétrico.
Carros elétricos podem ficar mais caros, diz Fenabrave
O diretor Grupo Carmais e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Ceará (Fenabrave), Leonardo DallOlio, considera que o segmento de veículos eletrificados foi positivamente impactado pela chegada de novas marcas, como as chinesas, cujo diferencial é a tecnologia de ponta.
“No Ceará, a aceitação do consumidor a esse novo produto foi bastante aderente, com crescimento constante nas vendas mensais. Hoje, já temos algumas dessas marcas novas figurando acima de marcas tradicionais no ranking cearense, mostrando o efeito da inovação no mercado automotivo”, avalia.
No entanto, pondera, o aumento do imposto de importação sobre os elétricos híbridos pode pressionar o custo desses automóveis. “O preço dos veículos não deve ter redução e alguns produtos poderão ter inclusive um acréscimo de preço”, projeta.
Veja quais são as novas taxas para veículos elétricos
Híbridos
- 15% em janeiro de 2024;
- 25% em julho de 2024;
- 30% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026;
Híbridos plug-in
- 12% em janeiro de 2024;
- 20% em julho de 2024;
- 28% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026;
Elétricos
- 10% em janeiro de 2024;
- 18% em julho de 2024;
- 25% em julho de 2025;
- 35% em julho de 2026.
Vendas no Nordeste
No Nordeste, o Ceará está na terceira posição entre os estados que mais vendem carros eletrificados. A Bahia lidera o ranking, seguida de Pernambuco.
Veja o ranking abaixo:
- Bahia: 7.065
- Pernambuco: 4.952
- Ceará: 4.130
- Maranhão: 2.187
- Paraíba: 1.985
- Alagoas: 1.849
- Rio Grande do Norte: 1.736
- Piauí: 1.526
- Sergipe: 1.102