Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para que cerca de 85 mil pessoas que recebem o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agendem a perícia médica obrigatória, exigida a cada seis meses para a manutenção do benefício. As informações são do Jornal Agora.
Sem essa reavaliação, o pagamento pode ser cortado já nesta sexta. Após o fim do prazo de agendamento ainda será possível agendar a perícia para evitar a suspensão do benefício.
No entanto, o INSS explica que o procedimento de reativação é mais complicado, portanto é recomendado que os segurados não esperem o pagamento ser suspenso no banco para agendarem a perícia.
O edital de convocação com mais de 95 mil pessoas em todo o país foi publicado pelo governo no dia 27 de setembro. Destes, apenas 10 mil haviam marcado uma data para a revisão.
Estão na lista os beneficiários que recebem auxílio-doença e não passam por perícia médica há, pelo menos, seis meses. O pente-fino não inclui aposentadorias por invalidez ou segurados que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como agendar
A perícia médica dos convocados pode ser agendada pelo aplicativo Meu INSS ou site gov.br/meuinss. Também é possível ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O próximo pagamento de benefícios do INSS será feito entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro, conforme o último número do benefício. Os depósitos começam antes para auxílios-doença no valor de um salário mínimo. O último pagamento do ano, referente a dezembro, será feito entre os dias 23 de dezembro e 7 de janeiro.