Procon Fortaleza registra 9.116 atendimentos no primeiro semestre

Cartão de crédito lidera a lista de reclamações, com 1.431 atendimentos

Do dia 1º de janeiro a 30 de junho de 2016, o Procon Fortaleza recebeu um total de 9.116 atendimentos. Entre os assuntos mais reclamados, estão os problemas com cartão de crédito, com 1.431 reclamações, telefonia celular (742) e telefonia fixa (661).

Em seguida, estão as reclamações de TV por assinatura, com 611 reclamações, telefone (convencional, celular e interfone), com 534 reclamações, água e esgoto (483); banco comercial (408); energia elétrica (400); outros contratos (372) e questões financeiras (337).

Na nomenclatura nacional do Procon, que divide as reclamações dos consumidores em áreas, os assuntos financeiros foram os mais reclamados, com 2.883 atendimentos, seguido pelos serviços essenciais (2.316); produtos (1.909), serviços privados (1.169); saúde (146) e habitação (106).

Já no Procon Assembleia, a Comissão de Defesa do Consumidor apresentou balanço na última quarta-feira (14), no qual constam 3.143 reclamações e processos administrativos, realização de 2.830 audiências públicas, 1650 audiências com o consumidor no retorno da Carta de Informação Preliminar (CIP), 280 atendimentos por call center, 277 cálculos revisionais, 1.450 atendimentos de pesquisa SPC/Serasa, instalação do Procom em 10 municípios, e três convênios firmados.

Dentre as demandas, o presidente da comissão, Odilon Aguiar, destacou as 17 agências do Banco do Brasil fechadas nos municípios e o aumento das tarifas no consumo de energia cobradas pela Companhia Energética do Ceará (Coelce).