Nubank recebe novo investimento de US$ 90 milhões

Recurso veio da gigante chinesa Tencent, dona do serviço WeChat

Empresa chinesa Tencent investe US$ 90 milhões (cerca de R$ 340 milhões) na startup financeira Nubank. A confirmação foi anunciada nesta terça (9). A gigante chinesa, criada em 1998 e dona do serviço WeChat, atua em áreas como pagamento, computação em nuvem, jogos, vídeos, músicas e livros. 

A companhia já havia recebido recursos de investidores importantes em seis captações anteriores. Ela arrecadou um total US$ 420 milhões para o seu crescimento, o que equivale em torno de R$ 1,75 bilhão. Entre os que apostaram na empresa estão o fundo Sequoia Capital, do Vale do Silício, e o argentino  Kaszek Ventures.

Em nota à imprensa, o fundador e presidente executivo da startup disse que a empresa gera caixa operacional e não precisaria captar mais investimentos, mas não pode deixar passar a chance de se aliar a Tencent, devido a espertise da nova parceira.

"Nosso objetivo é expandir cada vez mais o nosso alcance e ter um produto para cada brasileiro, esperamos aprender muito com a experiência da Tencent na China", afirma o fundador.

"Com a criação de uma marca forte e a sua experiência operacional, o Nubank teve um crescimento robusto nos últimos anos e se tornou um dos bancos digitais com a maior base de usuários do mundo", afirmou Martin Lau, presidente da Tencent no anúncio.

Mercado

Com o foco de oferecer um cartão de crédito gerenciado via smartphone e sem cobrança de tarifas, já foram distribuídos cerca de 5 milhões de cartões desde 2014. Mais de 20 milhões de pessoas pediram o produto.

2,5 milhões
Segundo o Nubank, são 2,5 milhões de usuários da conta digital.

No ano passado, também lançou uma conta digital que investe os recursos dos clientes em títulos públicos automaticamente. Porém, ela ainda têm limitações em relação às contas tradicionais, não permitindo o pagamento de tributos ou transferências em determinados horários do dia.

Em janeiro, a fintech obteve a autorização do Banco Central para operar como uma instituição financeira. No primeiro semestre do ano, o Nubank registrou prejuízo de US$ 51 milhões, maior do que os US$ 39 milhões do ano anterior. A perda pode ser explicada pela opção da empresa de seguir investindo em crescimento. A receita da companhia dobrou no período e chegou a R$ 503 milhões.