O ranking divulgado na última segunda-feira (8) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) trouxe que a região Nordeste com 15 redes de supermercados entre as 100 maiores do Brasil em 2024, com destaque para o Grupo Mateus, do Maranhão.
Há alguns anos que o conglomerado maranhense, que tem entre as principais bandeiras a atacadista Mix Mateus e os supermercados El Camiño e Mateus, é a maior empresa do setor do Nordeste e a terceira do Brasil, atrás apenas dos grupos Carrefour e Assaí. São mais de 250 lojas na região e no Pará, e o faturamento de 2024 ultrapassou os R$ 30 bilhões.
Na sequência do ranking do Nordeste aparecem outros dois grupos focados em atacadistas, refletindo a tendência de crescimento do segmento nos últimos anos. O pernambucano Novo Atacarejo e o baiano Atakarejo são, respectivamente, o segundo e o terceiro maiores supermercados da região.
Os cearenses aparecem em sequência na lista, entre a 7ª e a 9ª posições. Destaque para o Cometa Supermercados, maior rede do Estado no setor. Grupo São Luiz e Frangolândia Supermercados vem em seguida. Em comum, os três são os únicos do Ceará com faturamento acima de R$ 1 bilhão.