Normalmente palco de uma disputa acirradíssima por uma mesa na noite do dia 12 de junho, bares e restaurantes se preparam para um Dia dos Namorados totalmente atípico. De portas fechadas e autorizados para operar apenas na modalidade delivery (ou drive-thru/take a go), os estabelecimentos apostam em levar o romantismo para as casas dos clientes para salvar a data. A maioria oferece combos promocionais para alavancar o faturamento, com vinhos e mimos para levar o clima da data à casa dos clientes. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), a expectativa é que as vendas sejam 60% maiores em relação a um dia de operação dentro do cenário de pandemia.
"O nosso setor teve uma queda de 80% no faturamento com a chegada da pandemia. Hoje, com o delivery, a gente fatura 20% do que faturávamos antes. O crescimento que estamos estimando, de 60%, é em cima desse faturamento na pandemia", diz Taiene Righetto, diretor executivo da Abrasel no Ceará. O tíquete médio nos estabelecimentos na noite do dia 12 foi estimado por ele em R$ 50 por pessoa ou R$ 100 por casal.
Ele detalha que estratégia que vem sendo adotada pelos restaurantes é a venda de combos para a data. A maioria deles acompanha uma garrafa de vinho. "O Dia dos Namorados é uma data bastante importante, não a mais importante, mas uma das que gera mais movimento. É quase equivalente ao Dia das Mães, apenas um pouco menos", revela Righetto.
Já os bares, que antes "abasteciam os solteiros na noite dos namorados, infelizmente não terão muito o que fazer. Esses vão perder muito", lamenta.
O setor ainda foi ajudado pelo calendário, pois ao vir em uma sexta-feira, o Dia dos Namorados tem mais potencial para reduzir um pouco os impactos da pandemia de coronavírus nas vendas durante a data. "Eu percebo que os restaurantes estão se preparando um pouco melhor, a maioria fez um menu especial, alguns investiram em divulgação, com a possibilidade de compra antecipada", pontua o diretor executivo da Abrasel-CE.
Exclusividade para a data
O sócio do restaurante Vignoli, Julio Miranda, explica que oferece o serviço de menus exclusivos para a data desde o ano passado, mas ressalta que a estratégia teve que ser adaptada ao delivery. "A gente já tinha um delivery bem forte, mas a pandemia dobrou essa demanda. Mesmo com o dobro dos pedidos via delivery, a queda no faturamento ainda foi gigante”, lamenta Miranda.
O restaurante passou a permitir que alguns namorados antecipem as compras para a data, ajudando a descentralizar a quantidade de pedidos. O combo mais simples acompanha entrada, pizza e sobremesa. Até quinta-feira (11), o preço é R$ 99,90. Caso o consumidor opte por comprar na sexta-feira, o valor é R$ 129,90. O mesmo acontece com a opção que substitui a pizza por uma massa. Até quinta-feira (11), é R$ 129,90 e, na data em que é comemorado o Dia dos Namorados, passa a custar R$ 149,90.
Mimos para surpreender
No restaurante Geppos só é possível encomendar os combos até hoje (11). A gerente de marketing do restaurante, Andrea Nery, explica quais as estratégias adotadas pelo restaurante para manter os clientes envolvidos durante o isolamento social, entre elas a adoção de opções economicamente mais acessíveis.
"Nós vamos ter opções com entrada, prato principal, sobremesa e vinho ou espumante. Todo o menu vai em embalagens especiais, caixas e mimos, exatamente para surpreender os casais que podem passar esse momento juntos. Por isso, a sexta-feira vai ser dedicada à esses pedidos”, explica Andrea.
A gerente comenta que as opções também se adaptaram ao momento econômico vivido pelas pessoas. "Ano passado, nós encerramos o delivery no dia dos namorados e atendemos somente no restaurante. As opções custavam entre R$ 200 e R$ 300. No menu deste ano, os valores começam a partir de R$ 175, já que sabemos que está todo mundo economicamente mais retraído", compara Nery.
Mais variedade
Fabiano Monteiro, sócio dos empreendimentos Tio Armênio e Zio Cucina também acredita que combos e promoções são estratégias interessantes. "Estamos com combos, com promoções, tanto para o delivery como para retirada na porta do restaurante, já que tivemos a sorte de os shoppings já estarem abertos", lembra.
De acordo com ele, a variedade dos menus foi reforçada. "Queremos que a pessoa possa escolher e que esse produto chegue em casa com qualidade", diz.
No Tio Armênio do Shopping RioMar Fortaleza, dois pratos com vinho e sobremesa saem por R$ 169. O cliente pode escolher entre quatro opções de prato principal. No Zio Cucina, os combos variam entre R$ 97 e R$ 179. Em alguns combos, o vinho acompanha o jantar.
Cestas
No Ilmar Confeitaria, as cestas de doces e salgados foram a aposta da proprietária Mônica Viana. E ela acertou. De acordo com Mônica, o estabelecimento já não está mais aceitando encomendas diante da grande demanda. As vendas devem ser 30% melhores em relação a um dia de funcionamento já na pandemia.
Ela lembra que, com o isolamento social, houve queda de 60% nas vendas ante um dia normal.
As cestas não eram parte da rotina do empreendimento, mas Mônica acreditou na estratégia para o Dia dos Namorados, já que alguns casais vão passar separados e podem enviar o presente. "Tá ajudando bastante. Tá sendo igual ao Dia das Mães, que a gente também teve boas vendas". O tíquete médio é estimado em R$ 150.
"Normalmente quem encomenda a cesta pede também uma torta", diz.
Novidades no cardápio
De acordo com Lauro Sobreira, gerente de operações do Hard Rock Cafe Fortaleza, é possível garantir os pratos da noite dos namorados antecipadamente com 20% de desconto. "A gente sabe que o Dia dos Namorados é bem concorrido e estamos nos programando e permitido que as pessoas se programem para evitar instabilidades em nosso sistema e no atendimento em si, devido a demanda que deve ser alta".
"O nosso tíquete médio no delivery está variando entre R$ 70 e R$ 75. Nós esperamos ter um incremento de pelo menos 20% no nosso tíquete médio na noite dos namorados e, em faturamento, esperamos um crescimento de 50% ante o obtido em dias da pandemia", detalha Sobreira.
Conhecido pelos harmbúrgueres, a aposta do restaurante para a noite dos namorados é o jantar completo com entrada, prato principal e sobremesa. "Criamos novos pratos, apostamos em combos para os casais, saindo um pouco dos hambúrgueres", diz Sobreira. Além disso, o restaurante também trabalha combos para os solteiros e para quem vai passar a data separado do companheiro ou companheira. São quatro combos, variando entre R$ 89,90 e R$ 127,92.