Na avaliação do engenheiro aeronáutico Igor Pires, a nova operação prevista não representa total surpresa. “As movimentações da Condor em Fortaleza sempre foram as maiores, entre as internacionais, com aviões lotados todas as semanas, com 95%, 97% de lotação. Até o resultado da Air France/KLM (com a chegada do hub), só a Condor tinha esses números tão altos. A TAP se aproximava um pouco. A Condor não quer perder fatia dessa movimentação”, detalha.
Ele destaca que, até o fim do ano, a Air France/KLM terá seis movimentações, com trânsito quase diário para a Europa. “A Condor, ouvindo também em Air Europa, acredito que ela queira demarcar território”, diz o engenheiro aeronáutico. Ele também acredita que a competição entre as companhias para levar o cliente ao continente europeu pode beneficiar o consumidor. “Com os clientes que são sensíveis à preço, sim. Os voos da Air France/KLM estão com ótimas ocupações, mas não sabemos como se comportarão com seis voos semanais, mais três da Condor, além da TAP e dos voos da TACV”, acrescenta.
No último dia 22, a Condor iniciou a sua segunda frequência do voo entre Fortaleza e Frankfurt, na Alemanha. Com isso, a companhia aérea atualmente opera dos voos semanais entre a Capital cearense e Frankfurt, Às sextas e aos domingos. Segundo a companhia, a frequência oferece várias possibilidades de conexões para a Europa por meio de aéreas parceiras.
Buenos Aires
Também com base nos slots da Anac, estão previstos quatro voos para Buenos Aires, na Argentina, conforme publicou o Diário do Nordeste</CF> no último dia 19 de maio. As operações, da Gol, devem começar em 29 de outubro, chegando na Capital às 19h35 e partindo para Buenos Aires às 21h. Os voos devem ocorrer às segundas, quintas, aos sábados e aos domingos.