De acordo com a gerente regional de relações públicas da 99, Analu Andrigueti, a empresa abrirá um Centro de Atendimento e Treinamento em Fortaleza, até o fim desta semana. O local ainda não foi definido. “Por enquanto, podem baixar o aplicativo na App Store, para iPhones, e Google Play, para dispositivos com sistema Android. Na primeira semana de outubro, vamos lançar o serviço para os passageiros”, afirmou.
Como benefício para os motoristas, a gerente destacou a taxa cobrada dos motoristas pelo 99Pop, de 19,99%. Segundo ela, o índice é 20% inferior ao da principal concorrente. Contudo, a grande preocupação da empresa é com a segurança de motoristas e passageiros. A prova apresentada por Analu Andrigueti para justificar a afirmativa é que a empresa tomou uma série de cuidados e precauções para tentar oferecer um serviço confiável para todas as partes.
“Soubemos de incidentes envolvendo motoristas. A 99 faz um processo de cadastro bem rigoroso, faz checagem. Ele tem de fazer um treinamento presencial e o carro passa por vistoria em nosso centro físico. Queremos assegurar a melhor qualidade de serviço por um preço competitivo”, afirmou.
Segurança
Analu completou, revelando que os motoristas também farão uso de ferramentas únicas para ajudar a evitar situações de risco à integridade física. “A 99 mapeia as áreas de maior ocorrência (de problemas) e, quando o motorista se aproxima dessas áreas, ele recebe um alerta e decide se quer fazer a corrida. Temos canais diretos com o motorista para tratar da melhor maneira possível. Segurança é importante não só para o passageiro mas também para o motorista. Temos um mapeamento próprio. Aqui em Fortaleza, temos um time de segurança que conversa com os motoristas, checa as informações. É uma colaboração com a própria população que usa o aplicativo”, explicou.
O aplicativo será o primeiro de mobilidade urbana a permitir que o condutor desabilite a opção de pagamento em dinheiro, deixando ativo apenas o pagamento com cartão de crédito. Ela destaca que o preço do serviço será “competitivo”, antecipando que haverá desconto no lançamento. “Queremos trabalhar com os melhores motoristas da cidade, abrir essa oportunidade de renda para a população”.
Regulamentação
A 99 começou suas operações no País através de táxi – segundo a empresa, são mais de 300 mil motoristas e 14 milhões de usuários cadastrados em mais de 400 cidades no Brasil. Apesar da não regulamentação do serviço de transporte particular através de aplicativo em Fortaleza e as já conhecidas desavenças entre táxistas e motoristas, a empresa diz acreditar em um entendimento. Ontem, houve reunião entre a 99, o sindicato dos táxistas e a Prefeitura.
“Explicamos pra eles hoje (ontem). Temos uma pessoa conversando com o sindicato, mostrando os dados, explicando que o consumidor quer o serviço de carro particular. Estamos trazendo mais passageiros para o digital. Vai entrar mais gente na plataforma digital e vai ser bom pro táxi também. No Rio de Janeiro, 33% dos que entraram para fazer corrida no 99Pop, também fazem de táxi. Em São Paulo, são 46% que usam as duas categorias. A gente quer contribuir para que todos os municípios tenham uma regulamentação que favoreça a categoria e a população, sem canibalizar os táxis. Temos um time que trabalha com relações governamentais. Hoje (ontem), estivemos com o prefeito daqui, nos colocando à disposição para construir uma regulamentação juntos”, disse.
Uma das ideias apresentadas pela 99 para regulamentar o serviço é a instituição de uma taxa municipal. Conforme Analu, a Tarifa Municipal pelo Uso do Viário já existe em algumas cidades.