Os shoppings de Fortaleza já iniciaram a temporada de liquidações, com promessas de descontos de até 70%. As promoções seguem pelos próximos 10 dias em alguns estabelecimentos, finalizando em 16 de janeiro próximo.
Neste período, as lojas participantes terão sinalização nas vitrines sobre a adesão à campanha, stands de promoção ou cupons de descontos via aplicativo (veja cada caso abaixo).
Além de abatimentos agressivos, lojistas apostam em amplo mix de produtos para aquecer a economia neste mês de janeiro. Os itens vão de calçados, vestuário, óculos, eletrônicos a cosméticos.
A gerente regional de marketing da rede de shoppings Ancar Ivanhoe, Sara Dantas, avalia que, apesar de o mês de janeiro ser marcado por despesas extras no orçamento familiar, as promoções ajudarão a alavancar as vendas.
"O cenário econômico vem passando por oscilações positivas. Viemos de uma reta final de ano com o aumento da confiança do consumidor e retomada do fôlego no varejo", observa.
A gerente de Marketing do Grand Shopping, Carla Werneck, reitera. “No fim de ano já se espera o maior volume de consumo por parte dos clientes, no entanto, acreditamos que, com o tempo, essa data se tornará grande como a Black Friday (em novembro) e Natal (dezembro)'', comenta.
Benfica
Quando: a liquidação começou na segunda-feira (3) e segue por tempo indeterminado.
No Shopping Benfica, as promoções podem chegar até 60% de abatimento, além de possibilidade de parcelamento em até 10 vezes sem juros.
O empreendimento também resolveu prorrogar a promoção de Natal até 31 de janeiro. Neste caso, pode-se concorrer a uma viagem para Gramado, no Rio Grande do Sul. O cupom para o sorteio, que ocorrerá no dia 1º de fevereiro, é disponibilizado a cada R$ 100 em compra.
Além destas, há gratuidade do estacionamento nas compras acima de R$ 200 às quintas-feiras e aos domingos. O Shopping Benfica também realiza sorteios mensais de uma obra de arte.
Como participar: há um stand para cadastro das promoções e lista de lojas participantes.
Del Paseo
Quando: promoções iniciaram no dia 4 de janeiro. O período de duração, contudo, varia de acordo com cada lojista.
Algumas lojas do Shopping Del Paseo aderiram a promoções, que variam de 50% a 70% em produtos selecionados.
Dentre elas, a Athos, First Class, Itamaraty, Lis, Produção e Rosamango. As lojas participantes sinalizarão a adesão nas vitrines.
Ancar Ivanhoe
- North Shopping Fortaleza;
- North Shopping Jóquei;
- North Shopping Maracanaú;
- Via Sul Shopping.
Segundo a empresa, serão centenas de produtos contemplados na ação, disponíveis no aplicativo e nas lojas físicas.
Dentre os destaques dos shoppings estão as lojas Aliança de Ouro, O Boticário desconto de 50% em perfumes selecionados, como Linda Summer, Eggo Hit, Egeo On Me E Zaad Go), C&A (com peças promocionais com até 50% de desconto), Ferrovia (óculos solar - Ref. p436221 - De R$189,90 por R$99,90), Ibyte, Narciso Enxovais (com jogo de cama com 50% de desconto), Óticas DCO, Sapataria Nova e Sonho dos Pés.
Como participar: baixe o aplicativo do shopping Ancar Ivanhoe de sua preferência, disponível gratuitamente para IOS e Android, acesse a aba ‘Clube Desconteria’.
Grand Shopping
Quando: 6 a 16 de janeiro
No shopping da Messejana, os consumidores também terão 70% de desconto em diversos segmentos, como vestuário, eletrodomésticos, artigos eletrônicos, infantil e calçados. As lojas participantes irão sinalizar a adesão à campanha nas vitrines e forma individual.
RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy
Quando: de 7 a 9 de janeiro
Nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy as promoções vão de 7 a 9 de janeiro. Os descontos 30% a 70%, segundo a empresa.
Além das lojas físicas, também terão promoções de produtos selecionados nas compras pela internet, disponíveis nas plataformas RioMar Online (www.riomarfortalezaonline.com.br e www.riomarkennedyonline.com.br).
Iguatemi
Quando: 6 a 9 de janeiro
As ofertas que a 70% de desconto nas lojas do shopping, nos mais diversos segmentos, como eletrônicos, artigos para o lar, presentes, vestuário, sapataria, cosméticos e outros. Os produtos ofertados possuem uma etiqueta amarela. Pela primeira vez, a promoção também acontece pela plataforma digital do shopping.
Parangaba
Veja como evitar transtornos ao comprar em liquidação
Para não se endividar, o consumidor deve ficar atentos às compras por impulso ao avistar uma promoção. Até porque, no início do ano, o orçamento familiar é impactado com a renovação de matrícula, materiais escolares e os impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Outro ponto a ser considerado antes de decidir comprar em uma liquidação é a política de troca da loja, sobretudo, se a aquisição for para presentear alguém.
O vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Sávio Sá, explica que a troca ou reparação é obrigatória somente em caso de defeitos, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Daí a importância do consumidor testar o produto no momento da compra, ainda no estabelecimento”, observa.
Nestes casos, o consumidor tem 30 dias para reclamar de vício aparente em produtos não duráveis e 90 dias para duráveis, conforme prevê o Artigo 26, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Em outras situações, como troca por tamanho de roupa incorreto ou mesmo por insatisfação com o presente, vale a política estabelecida pela empresa.
Já em compras ocorridas fora do domicílio — ou seja, feitas na internet, quiosques, por telefone ou catálogos —, a legislação prevê a declaração do arrependimento em até sete dias contados a partir do recebimento para solicitar a devolução.
“Para exercer esse direito de arrependimento, não é necessário justificar o motivo da desistência. A empresa deve receber o produto de volta sem nenhum custo para o consumidor, além de devolver integral e imediatamente o valor pago”, explica.
O especialista orienta como proceder em casos de trocas:
- Se o produto apresentar defeito nos primeiros dias de uso, deve-se procurar a loja onde para verificar a política de troca. Caso não seja possível aproveitar a política de troca, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante para obter assistência técnica do produto;
- Quando a empresa receber o produto para conserto, ela terá o prazo de 30 dias para resolver o problema. Caso não solucione neste prazo, o consumidor poderá optar pela restituição integral do valor pago no produto, substituição do produto por outro em perfeitas condições de uso ou abatimento proporcional do preço;
- Em qualquer situação, o consumidor deve, primeiramente, tentar entrar em contato com a empresa onde realizou a compra. Caso não seja possível o diálogo, deve-se registrar uma reclamação nos órgãos oficiais de defesa do consumidor e/ou procurar um advogado para verificar os danos morais e materiais sofridos, para obtenção de seus respectivos ressarcimentos. Procure o Procon ou registre queixa na plataforma consumidor.gov.br.
Telegram
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste