Atendimento à distância do INSS segue até 21 de agosto

A prorrogação permite que 90 dos 96 serviços prestados pelo órgão tenham atendimento exclusivamente à distância até a reabertura parcial das agências, a partir de 24 de agosto

Até o dia 21 de agosto, o INSS continua atendendo somente à distância. A reabertura parcial das agências do órgão está prevista para acontecer no próximo dia 24. A medida se justifica para evitar a formação de aglomerações nos locais, além do público do serviço se concentrar dentre os idosos - grupo de risco do contágio da covid-19. 

Dessa forma, 96 dos 90 serviços do INSS seguem com atendimento pela Internet e telefone. Para requerer benefícios, retirar extratos, atualizar cadastro ou consultar andamento de processo são o aplicativo Meu INSS e o número de telefone 135.

A partir do dia 24 de agosto, o funcionamento das agências do INSS será parcial, durante 6 horas diárias. O público deverá realizar o agendamento para os serviços de Perícia Médica, Serviço Social, Reabilitação Profissional, Serviço Social, justificação administrativa e Monitoramento Operacional de Benefícios.

Durante esta semana, o público passou a ter a opção de deixar a documentação necessária às notificações de "Cumprimento de Exigências" na entrada de cada Agência. 

Atendimento

Os beneficiários do INSS podem procurar o serviço remoto, enquanto durar o fechamento das agências, da seguinte forma:

- No caso de novos pedidos de benefícios previdenciários ou assistenciais, alteração de dados cadastrais, mudança da forma ou local de pagamento, cadastro ou alteração de representante legal, consulta de extratos e consultas: solicitações e inclusão dos documentos correspondentes, escaneados ou fotografados, acessar a página www.meu.inss.gov.br, ou o aplicativo “Meu INSS”, ou ainda o telefone 135.

- Para Perícias Médicas: acompanhar o status do pedido pelo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135. Na situação “concluído”, deve ser acessada a carta de concessão com o resultado e o extrato de pagamento com os detalhes. Se estiver “pendente”, o usuário deve aguardar análise, e em “exigência” devem ser anexados os documentos pedidos. A antecipação do pagamento de 1 salário-mínimo do auxílio-doença, até 31 de outubro, será liberado a partir da análise do atestado (legível, com carimbo e CRM, código da doença e dias de afastamento).

- Para Prorrogação do auxílio-doença: será automática, enquanto durar o fechamento das agências, ou limitado a 6 pedidos. Confira a data de cessação no Meu INSS, e se for o caso agende Prorrogação com o anexo de novos atestados. Se passar da data de cessação, utilize os atestados para solicitar perícia do tipo “inicial”.

- Para a antecipação de R$ 600,00 para requerentes que aguardam análise de BPC (Benefício Assistencial ao Deficiente), até 31 de outubro: confira no Meu INSS se a antecipação foi liberada. Os critérios são constar como deficiente no Cadastro Único do Governo Federal, ter renda familiar abaixo de ¼ do salário-mínimo por pessoa e estar com pedido pendente no INSS.

- Para atendimento por telefone: a central telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É gratuito se for de telefone fixo, ou o custo de uma chamada local se for de celular. Durante a pandemia, as agências da Previdência Social disponibilizaram em suas fachadas telefones para tirar dúvidas, contando alguns com Whatsapp. O número oficial de WhatsApp do INSS é (61) 9638-8396.

Mais informações
Caso o usuário tenha dúvidas de acesso ao Meu INSS, pode procurar informações pela página www.inss.gov.br, além dos telefones disponibilizados nas fachadas das Agências.