O Aeroporto de Aracati, no Litoral Leste do Ceará, já está apto a receber voos comerciais. A certificação que autoriza esse tipo de operação foi assinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na sexta-feira (28).
De acordo com o gerente de aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias (DER), coronel Paulo Edson, a portaria será publicada até segunda-feira (31) no Diário Oficial da União (DOU). O documento é emitido após o operador aeroportuário, no caso o DER, que é vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra), prover os requisitos e segurança exigidos pela Anac para operação de voos no local.
“No conjunto da certificação está a operação de voos por instrumentos (IFR), o que garante a operação de pouso e decolagem de aeronaves em condições de tempo e visibilidade desfavoráveis. Era o que faltava para o Aeroporto de Aracati começar a receber voos domésticos comerciais”, diz Paulo Edson.
A Azul já informou que, a partir de fevereiro de 2019, iniciará a operação com três frequências semanais, saindo de Recife para Aracati, com escala em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Com a operação comercial, o Aeroporto de Aracati irá atender o Litoral Leste do Estado, principalmente os municípios de Beberibe, Icapuí, Fortim e Aracati, que terão acesso aos principais mercados emissores por via aérea no País.