Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um homem chuta várias vezes um filhote de gato, em frente a uma creche no bairro Passaré. Nas imagens registradas pelas câmeras de segurança de uma residência, é possível ver que um homem desce do carro, junto com uma criança e uma mulher, vai até a calçada e chuta o animal várias vezes e depois retorna para o veículo. Em seguida, a família caminha até a creche onde a criança estuda. A divulgação do vídeo causou revolta aos moradores. Os vizinhos informaram que o animal ficou bastante machucado. Moradora fez boletim de ocorrência e adotou animal, que agora se chama Nana.
Investigação
O caso de agressão ao animal foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). A Polícia Civil está com oitivas em andamento, com o objetivo de identificar o suspeito de cometer os maus-tratos. As imagens do vídeo foram requisitadas e anexadas à investigação. A Sociedade Protetora dos Animais (SPA) acompanha o caso, segundo o presidente da entidade, Márcio Sousa.
O que diz a lei
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais
diz que "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”
Adoção
A economista Rossana Leitão mora na rua onde ocorreu o caso e, ao saber dos maus-tratos, decidiu adotar o animal. A gatinha de apenas um mês e meio de vida ficou "mancando" depois dos maus-tratos e passou por uma cirurgia próxima a virilha. Ela ganhou um nome e se chama Nana. Segundo a economista, depois da cirurgia, Nana se recupera bem, brinca e se alimenta. "Ela é uma guerreira, ela pediu para viver", reforça Rossana. A economista e o marido fizeram um boletim de ocorrência e vão esperar a conclusão das investigações.