Quem deseja fazer o teste para Covid-19 por meio do novo sistema drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), iniciado nesta segunda-feira (15) não vai mais encontrar vaga até o fim de junho, confirma a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Os interessados em passarem pelo exame devem se inscrever antecipadamente por meio da plataforma online Saúde Digital. A Sesa, entretanto, afirma que em breve o sistema disponibilizará novas datas e horários.
A demanda pelo exame, inclusive, fez com que a capacidade de testes programados para serem realizados por dia passassem para 95. Neste primeiro dia de atendimentos, 45 pessoas conseguiram realizar o processo de diagnóstico do novo coronavírus sem saírem dos próprios veículos.
O serviço é gratuito e voltado para pacientes com sintomas leves, que devem agendar o exame na plataforma Digital Saúde.
O novo modelo de testagem foi anunciado no 22 de maio pelo Governador Camilo Santana, em entrevista ao Sistema Verdes Mares. Na ocasião, Camilo afirmou que o 'drive-thru' seria iniciado no fim de seman seguinte.
O 'drive-thru' funciona de 8h as 17h, de segunda a sábado, no cruzamento entre as ruas Professor Otábio Lobo e Renato Silva. São realizados, em média, 65 exames por dia. O tempo de realização do teste é de 15 minutos. Os resultados são disponilizados em até 5 dias, na mesma plataforma digital onde ocorre o cadastro.
Apó o cadastro, caso a pessoa esteja apta a realizar o exame, a plataforma indica o dia e o horário que o paciente deve se dirigir ao 'drive-thru'. Os profissionais de saúde do serviço fazem o controle dos pacientes a partir da identificação e do horário agendado.
O teste realizado é do tipo 'Swab', um exame de biologia molecular que detecta o RNA do vírus. A coleta de secreções é feita pelo nariz dos pacientes, sem que eles precisem sair do veículo.
A coordenadora do laboratório do HGF, Goretti Cavalcante, explica que é importante que os pacientes realizem a testagem entre o 3º e o 7º dia do quadro de sintomas leves, para evitar o resultado falso-negativo.
Para fazer o controle, são solicitadas informações, durante o cadastro. sobre os sintomas e há quanto tempo o paciente apresenta. Os pacientes devem portar documentos de identificação ao realizar o exame. O agendamento feito pelo site é pessoal e intransferível.
"A gente ressalta que devem ser sintomas leves, como febre, dor de cabeça, tosse. Com sintomas mais graves, a pessoa deve procurar uma unidade de pronto-socorro", afirma Goretti.
A coordenadora reitera que a medida é uma ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado para diagnostifcar precocemente novos pacientes e combater o avanço da Covid-19 no Ceará.