Sesa oficializa saída de Carlile Lavor e anuncia Henrique Javi como gestor temporário

Governo do Estado anunciou oficialmente a exoneração de Carlile Lavor na noite desta segunda-feira

O Governo do Estado do Ceará anunciou oficialmente, na noite desta segunda-feira, a exoneração de Carlile Lavor como Secretário da Saúde. Quem assume a pasta, de forma interina é Henrique Javi. Javi atuava como secretário-adjunto da Secretaria da Saúde (Sesa), durante a gestão de Lavor. Ele já vinha respondendo pelo tema nos últimos dias. 

Carlile enfatizou que as dificuldades estão mais relacionadas à gestão de pessoas do que a cortes de investimentos

Conforme noticiado de forma exclusiva pelo Diário do Nordeste no último domingo, Carlile Lavor entregou o cargo na segunda-feira, dia 4. Em entrevista, o ex-secretário afirmou não apenas que havia "chegado ao seu limite", mas que "a crise (na Saúde) existe há dez anos e, hoje, está agravada por alguns fatores". Uma das principais motivações para deixar o cargo teria sido a dificuldade em coordenar a equipe que atua na Sesa. 

Desde a renúncia de Carlile, representantes de órgãos e entidades ligados à área comentam a situação e opinam sobre os temas que devem ser priorizados pela próximo gestor que assumir a Pasta.
 
O presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-Ce), Ricardo Madeiro, chegou a sugerir que o novo secretário converse com todos os setores que fazem o controle social da Saúde, a fim de dar prioridade às ações traçadas por essas instituições.

Crise na Saúde resulta em denúncia