A Prefeitura de Fortaleza vai investir R$ 40 milhões em lagoas e parques urbanos da cidade. O pacote de obras foi anunciado pelo órgão na manhã desta sexta-feira (3), durante coletiva no Paço Municipal, no Centro.
Vão ser contempladas áreas como a Lagoa da Viúva, no Bom Jardim; Parque Passaré, área pertencente ao Zoológico Municipal Sargento Prata; Cidade da Criança; Praça Sagrado Coração de Jesus e o projeto Beira Rio, na Barra do Ceará.
Lagoa da Viúva e Parque Passaré
Na Lagoa da Viúva o espaço vai receber urbanização de toda àrea de lazer, pier, mirante, quadra esportiva, campos de futebol, academias ao ar livre, playgrounds, paisagismo, além de serviços de pavimentação e iluminação pública. As obras terão duração de seis meses e estão orçadas em R$ 13 milhões.
Já o Parque Passaré prevê novo calçadão no entorno do parque para caminhadas, passeios internos em toda a extensão da área, cercamento do entorno do equipamento para melhorar a segurança e o funcionamento do local, bem como a instalação de nova iluminação, além de um pier sobre a Lagoa do Passaré para a prática de pesca e passeios de pedalinhos. As obras terão início em abril deste ano e duração de 10 meses.
A Cidade da Criança e Praça Sagrado Coração de Jesus, no Centro da cidade, vão receber arborização com jardins e áreas de convivência. Os locais vão receber também calçadas, iluminação e mobiliários urbanos. Na Cidade da Criança contará com atendimento da Casa de Apoio ao Visitante, além da Guarda Municipal e Administração.
A praça Sagrado Coração de Jesus vei receber melhorias de mobilidade e transporte público, com a reforma do Terminal de ônibus Sólon Pinheiro. As obras terão início em abril deste ano e duração de 12 meses.
Beira-Rio na Barra do Ceará
O Projeto Beira-Rio vai receber melhorias em toda orla do Rio Ceará, com início na avenida José Lima Verde a avenida Ulisses Guimarães, próxima a ponte até a Rua José Roberto Sales. As obras terão 12 meses e farão a urbanização de cerca 33 mil metros quadrados de área com novo calçadão dotado de quiosques, quadras de areia, nova pavimentação, iluminação, acessibilidade, paisagismo, área de contemplação com guarda-corpo, academia ao ar livre, além da revitalização da Praça Santiago, que ganhara novo piso, mobiliários urbanos e quadras poliesportivas. A área que será modificada está ocupada com comerciantes de forma desordenada e irregular, segundo o secretário de Governo, Samuel Dias. Eles devem ser reorganizados em novos quiosques que serão implantados pela iniciativa.
A praia passará a contar também com chuveirões, bicicletários, vagas para estacionamento e posto de guarda-vidas.