A fase mais intensa da pandemia - entre os meses de março a junho - marcou profundamente a adaptação das corporações ao novo cenário, que exigiu muito estudo de cenário e inteligência de negócios para que os déficits causados não prejudicassem de forma descontrolada a saúde financeira dessas empresas. Neste momento, as buscas por serviços 100% digitais, eficazes, de baixo custo e rápida implantação formou uma grande onda de novas formas de vender, de se relacionar e até mesmo de cobrar. Para este último cenário, a instabilidade financeira da sociedade como um todo (que já sofria com altos índices de desemprego) se transformou no grande “xis” da questão. Como cobrar alguém em meio a uma pandemia? Como reter o crescimento de inadimplentes? Como evitar a criação de novas dívidas? Dúvidas como essa se transformaram em projetos e produtos novos, com tecnologia humanizada e expertise de profissionais capacitados.
Uma dessas novidades foi o Agente SmartOne, um pacote de tecnologias integradas que possibilitam a um agente virtual realizar negociações através de simples ligação, sem necessitar de um contato humano e com ativaçãode apenas 48 horas. A solução foi pensada, desenvolvida e entregue ao mercado, durante a pandemia,pela Meireles e Freitas Cobrança Digital, empresa cearense veterana no ramo e que atua no mercado nacional há mais de 40 anos. Os resultados são surpreendentes.
A aceitação dos clientes por interações 100% digitais registrou em agosto um aumentou em 400% em relação ao mesmo período do ano passado, e as negociações via agente virtual passaram dos 250% de aumento, também no período. “Percebemos que a principal maneira de facilitar que as empresas com índices de inadimplentes pudessem aliviar os efeitos da pandemia na saúde financeira era permitir que elas tivessem acesso a serviços digitais de grande alcance e rápida implantação, através de tecnologias integradas. Nisso vimos as portas se abrirem para o agente negociador SmartOne”, afirma Venâncio Freitas, CEO da Meireles e Freitas.
Tanto o mercado como a sociedade possibilitaram que projetos como esse pudessem ganhar destaque e conquistassem uma nova marca: deixar de ser a exceção e se tornar a regra. O atendimento digital, bem como a própria cobrança estão reinventando seus modelos de negócios e a cada mês que passa, mais desafios surgem. Com o SmartOne e a Meireles e Freitas não foi diferente.
Depois do primeiro trimestre de pandemia, novos perfis de devedores desafiaram a expertise do simpático negociador virtual, algumas pessoas precisavam de pelo menos mais uma etapa para finalizar a sua negociação e regularizar a sua situação. Pensando nelas, a empresa não parou e voltou novamente para a fase de estudos e testagem a fim de desenvolver uma versão potencializada da solução com mais recursos, e voltada para um perfil mais desafiador. Assim surgiu o SmartOne X, o novo lançamento da Meireles e Freitas, uma evolução de um projeto já criativo e adaptado para a realidade atual do mundo que ainda está em meio a pandemia.
A diferença agora são os novos aliados do agente virtual: os chatbots. Esses robôzinhos já conhecidos do mercado ganharam uma injeção de tecnologia avançada, muito mais autonomia e capacidade de interação, através de RPA. A evolução se dá devido ao intenso número de volume de contatos realizados e de negociações, que muitas vezes não finalizam somente no envio do boleto imediato mas no desejo por parte do cliente de ter contato de forma mais próxima com a empresa e, consequentemente, mais tempo para realizar negociações com calma.
Por isso, no SmartOne X, o atendimento será direcionado para o chatbot no WhatsApp através de duas iscas (SMS ou WhatsApp ativo) e de forma automática, onde o cliente poderá interagir, verificar possibilidades diferenciadas de forma de pagamento, inclusive via cartão de crédito, condições para parcelamento de dívidas, fazer uma contraproposta. Além da possibilidade de realizar a integração do chatbot com os diversos sistemas que os clientes já utilizam, através das automações de processos (RPA). Vale ressaltar que esse atendimento é totalmente digital e automatizado, sem precisar de contato humano, realizado através de integrações entre sistemas e o bot, que possui tecnologia importada de inteligência artificial para interagir com os clientes.
Mesmo sendo uma solução nova da Meireles e Freitas, a mesma já está sendo aplicada e trazendo resultados para alguns dos atuais clientes da empresa que, vendo a necessidade do momento e das operações que já usavam o SmartOne decidiram por expandir ainda mais as possibilidades. Mais tecnologia, mais soluções, maior público, rápida implantação e mais resultados. Essa é a promessa do SmartOne X e a novidade da Meireles e Freitas para o fim de 2020 e início de 2021.